Campanha de saúde quer chegar a mais de 21 mil hipertensos de Botucatu

0
155
Campanha do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia

A Secretaria de Saúde de Botucatu atendendo a Lei Municipal 5.300/11, estabelecendo ser a última semana de abril dedicada à Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo é conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, que mata cerca de 300 mil brasileiros por ano, isto é, 820 pessoas por dia.

em Botucatu estima-se que 21,4% da população, ou seja, 21.274 pessoas acima de 18 anos, sejam hipertensas.

Para estimular ações de combate à doença o período de 24 a 28 de abril terá grande mobilização nas unidades de saúde e centros de atendimentos médicos da Prefeitura, Unesp, UNI e instituições de ensino ligadas à saude.

Na segunda-feira (dia 24) haverá sessão especial na Câmara Municipal com palestra sobre o tema.

Outra palestra será promovida na quarta-feira (dia 26), às 20 horas, no Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis” [Rua Prof. Armando Ognibene, Nº 690 – Jardim Brasil].

Na quinta-feira (dia 27) a Orquestra Acadêmica da Unesp fará um concerto no Teatro Municipal, a partir das 20 horas.

Na sexta-feira (dia 28) um estande será montado no Shopping Botucatu, das 10 as 22 horas, com a presença de profissionais de saúde e alunos, prestando informações, esclarecendo e também realizando a aferição da pressão arterial.

Além disso, durante toda a semana, os postos de saúde e serviços desenvolverão este tema em todas as atividades e grupos com a população.

A campanha, atendendo a lei municipal tem organização e atuação do Setor de Educação e Comunicação em Saúde (SEDUCS) da Prefeitura, Fundação UNI, todas as unidades e serviços de saúde do Município, em parceria ainda com a Abah (Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso), Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (Liga da Hipertensão, Liga do Rim e Liga do Coração), Instituto de Biociências da Unesp (curso de Nutrição) e a Faculdade Marechal Rondon (curso de Enfermagem e Farmácia).

SOBRE A DOENÇA

A hipertensão arterial é uma das doenças com maior prevalência em todo o mundo e acontece quando há uma elevação persistente da pressão arterial. Essa determinação é feita a partir de um profissional qualificado, com aparelho calibrado e em duas medições. Trata-se de uma enfermidade silenciosa. Isso significa que sua ausência de sintomas pode complicar o diagnóstico precoce. Dessa maneira, muitas vezes, a doença só é descoberta quando há complicações severas.

O aumento da pressão arterial não possui apenas uma causa, por isso, pode ser proveniente de diversos fatores, entre os quais: o sedentarismo, obesidade, sobrepeso, ingestão de sal em excesso, e até mesmo se for uma doença comum na família.

Estima-se que, 35% da população brasileira, acima de 40 anos, esteja hipertensa. Se não tratada e controlada, a doença pode causar desde Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras complicações, podendo levar até ao óbito.

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.