Nelson Mandela

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração.
NELSON MANDELA

A FILA DO EMPREGO RETRATA O DESEMPREGO

No primeiro dia de seleção de empregados para a filial do Confiança supermercados que está se instalando na cidade ofertando 450 vagas, cerca de mil e quinhentas pessoas formaram filas ‘intermináveis’ ao longo do dia, na Rua Emilio Cani, na região Sul de Botucatu. Lá estavam muitos desempregados da industria e sobretudo mulheres desempregadas.

Sabe de onde eram muitas das desempregadas na fila? Eram ex-funcionárias da “Náscer”, que pertence a um pastor (do demo) que abandonou a própria empresa e dezenas de famílias a “Deus dará”, sem salários em Botucatu.

Uma bandidagem! E tem gente que defende ‘Terceirização’, pois o trabalhador é caro. Imagine quanto custou ao empregado esse patrão-judas. A Unesp de Botucatu (e de todos os lugares) precisa parar de contratar esses aventureiros do submundo empresarial.

VANDERLEI DOS SANTOS: O BARÃO DAS RÁDIOS…

… Advogado, empresário e radialista de sucesso, Vanderlei dos Santos informa menos do que sabe. Todos sabem que ele recentemente comprou de Caio Paganini Burini (sobrinho de Plínio Paganini) a Rádio Emissora de Botucatu, a pioneira em radiodifusão na cidade e um dos prefixos mais antigos do Brasil, PRF8, mantido até hoje, apesar do prefixo original ser ZYK 564.

…MAS ELE TEM MAIS!
O que ninguém sabia – e ele por privacidade não diz –  é que a SUA posição na Radio Municipalista de Botucatu, também mudou no organograma da empresa. Vanderlei dos Santos que já gerenciava e arrendava horários, comprou a emissora que pertencia a família Peduti. Vanderlei tem duas rádios AM na cidade, mas a Municipalista em breve vai mudar sua frequência de transmissão para FM.

Quem já teve duas rádios em Botucatu? Emílio Peduti, Plínio e família Paganini e mais recentemente o acionista da Radio Criativa FM, também dono da Cultura/Aleluia FM. Como se percebe Vanderlei dos Santos que já era influente com suas opiniões na cidade, vai ficar ainda mais… E como ele sempre diz, vai trabalhar mais: Trabalhar, Trabalhar, Trabalhar, não dá pra parar! Agora por três empresas, incluindo a VS Propaganda e outdoor.

DIA DOS PAIS ANTECIPADO

PAI DA OBRA VAI BATER CONCRETO?

O ringue politico de Botucatu está cheio de lutadores disputando a tapas e chutes quem é o pai da criança Viaduto. Entre tapas e beijos, Miltinho diz que sem ele Botucatu não teria viaduto. João Cury, ex-prefeito e Mário Pardini, atual prefeito, dizem que também ajudaram. Pardini ainda caprichou na analogia e incluiu o viaduto como sendo uma obra de muitas mãos. Como se percebe em breve veremos os tucanos, comunistas e ‘miltinhistas’ de Botucatu ‘batendo’ concreto para fazer a tão esperada obra! Cada suporte do viaduto concluído vai ter rojão!

PAI

Tem pai que é presente e tem pai que dá pensão e tem pai que não dá nada. O cidadão, a célula e átomo da democracia clássica, base da economia com seus infinitos tributos que de fato está pagando a obra pública, aplaude o pai que achar bonito.
Os que estão vaiando todos os lados perguntam:
– “trocou  a obra por voto mudando a previdência?”.
João Cury diria:
– “É o Tarzan entrar na água e já tem gente torcendo para o crocodilo”.
Miltinho já disse:
-“Sem mim, sem obra”.
Pardini que de bobo não tem nada, mas sabe que é ‘pai de primeira viagem’ reflete como engenheiro:
– “gente tem muitas mãos na obra”.

– Felizmente o pai pouco importa, importa é a obra.

E que seja com mãos limpas e boas práticas políticas a todos os pais requeridos em paternidade da santa obra nossa!
||| FELIZ DIA DO PAPAI

 


 

APAGÃO DE 2018
Longe do desejo apocalíptico, vai ter um apagão em 2018. Vai ser no dia 28 de Novembro de 2018. O apagão será nos canais analógicos de Botucatu, que serão desligados e suas frequências devolvidas para a União, que destinará as faixas de rádio e televisão, para órgãos de Defesa Civil, Forças Armadas e transmissão de dados. Até o momento, Rede Vida (pioneira em em 2011), depois, BandPaulista/Pres. Prudente, TVTEM/Bauru. SBT/Jaú, RecordPaulista/Bauru e TV Legislativa (Com três canais), são pioneiros no novo sistema. Os equipamentos os canais IdealTV/Igreja Evangélica e TV Gazeta/SP, já estão instalando antenas e equipamentos para ligar o sistema digital. Tem uma dezena de canais para instalar canais digitais até 2018. Quem não instalar fica fora do ar.

 

TV SERRANA – NOVO DONO
A TV Serrana de Botucatu, canal 55, retransmissora da Rede Brasil, Rede educativa e de jornalismo do Governo Federal, gerida por uma autarquia, deve retornar ao ar com novos proprietários. Uma faculdade particular com atuação muito forte na região comprou o canal e deverá instalar seus novos estúdios e equipamentos em breve. Essa faculdade tem curso de jornalismo, radialismo entre outros na área de comunicação social. O grupo educacional teria algumas emissoras de rádio na região de Avaré e Marília. A ideia é ser o canal da faculdade e do curso de jornalismo. Emissora também deve entrar no ar com o sistema digital terrestre e ter retransmissoras em cidades da região.

LANHOSO, CESAR TITON

Botucatu teve um canal a cabo independente . A emissora era instalada na rua Siqueira Campos e tinha seus cabos ligados em tevê das lojas de eletrodomésticos da Rua Amando de Barros e algumas residencias do entorno, final dos anos 1980 e inicio de 1990.  Augusto Lanhoso de Lima e Cesar Titton (ambos falecidos) foram pioneiros nesse sistema na cidade. Antes, Lanhoso operava uma tv indoor (que passa em shoppings, cafés, aeroportos, ônibus), a TV Rodoviária, embrião da TV a Cabo. Lanhoso foi finalmente, em meados de 1990 o pioneiro de televisão na cidade, obtendo a concessão da TV Serrana no canal 55 UHF. A primeira transmissão foi no canal 11.

SANDOVAL, TORTORELA

Antes da TV Serrana: No início de 1990 uma grande festa é organizada na Associação Atlética Botucatuense para anunciar a instalação do primeiro canal de televisão da cidade. Era o canal 11 e retransmitiria a TVE-RJ. Tinha como diretores e acionistas, entre outros: José Lúcio Tortorella, Valdir Ferreira, Sandoval Nassa e Valter Nori. Problemas na sociedade inviabilizaram o negócio. Pouco tempo depois o canal educativo entra no ar pelas mãos de Lanhoso de Lima. Ele exibiu até uma novela.

D. MUCCIOLO E A REDE VIDA

A Rede Vida, primeiro canal dedicado a programação religiosa católica no Brasil teve sua ideia e conceito estabelecido em Botucatu. D. Antonio Mucciolo, Arcebispo de Botucatu e amigo de Monteiro Filho, fundador da Rede Vida, reuniram-se no Palácio Episcopal da Arquidiocese para tratar das estratégias do empreendimento. Outras reuniões aconteceram em Barretos, Brasilia, São Paulo, Paraná e São José do Rio Preto, sede nacional da emissora Católica.

PRIMEIRO A TV TUPI-CANAL 4

O primeiro de todos os canais a transmitir em Botucatu foi a rede Tupi (já extinta). As antenas eram altas com enormes esteios, voltadas para (leste) São Paulo ou região do Bairro Alto, onde tinha a primeira torre da cidade.

Nessa época morar na parte alta da cidade era ‘um luxo’, pois podia ‘pegar’ sinais de São Paulo e Campinas, as vezes até mais canais que os da parte baixa. Até o advento do satélite, morar na região do Lavapés, partes baixas da cidade e na Cohab 1 era uma ‘tristeza’, pois os sinais de televisão tinham ‘fantasmas’, chuviscos e chiados. (os primeiros dialetos da antiga geração analógica)

Conforme explica o historiador e jornalista João Carlos Figueiroa, “depois da Tupi foram instadas as retransmissoras da TV Paulista (comprada por Roberto Marinho/Globo) e no final dos anos 1960 a TV Bandeirantes (Band). A Cultura ou TV-2, entrou no ar em meados dos anos 1970, como trabalho da importantíssima Comissão Municipal de Televisão, equivalente às de Cultura, Saúde… Dava status na cidade ser dessa comissão.

|| Veja como era o ‘Fantastico’ dos anos 1960. Um detalhe, o diretor do programa era tio do jornalista Fernando Hossepian, morador de Botucatu. Um outro detalhe. Os jornalistas fumavam ao vivo durante o programa:

(do Youtube | SpeedMerchants )

ABEL ZEBU TÊM RANCHO….

O site ‘debotuca.com.br’, editado por João Fernando, está com uma enquete para saber onde fica o rancho do personagem Abel Zebu, da mini-serie da Rede Globo, “Vade Retro”.

Até o momento 60% dos leitores do site dedicado a politica acreditam que o rancho de Abel fica na Demétria, 20% na Mina e outros 20% no Guarantã.

Os leitores acham que Abel Zebu não teria rancho no Rio Bonito e nem nos morros e vales do “Pátio 8”. Dizem que Abel Zebu rondou o Pátio 8, mas o coronel do pedaço, o ex-sindicalista e ex-vereador Luiz Rúbio e a esposa dele, a Bel, não deixaram. Foi uma rezadeira só. Até São Luiz Inácio ganhou reza!

A pesquisa continua no ar. Quem quiser opinar o link é: www.debotuca.com.br. Uma boa idéia. Isso pode entrar no calendário da Semana do Saci: O Dia de Abel Zebu em seu rancho. Fico imaginando o Espaço Cultural transformado num inferninho.

Câmara Cascudo, Monteiro Lobato e Ziraldo que nos protejam…

 

REGISTRANDO

Já está circulando a revista Registrando, do fotógrafo e jornalista Marcelino Dias. São 32 páginas de reportagens sobre atividades esportivas indoor e outdoor, atividades radicais e pacificas caminhadas, além de popularizar uma proposta de cicloturismo por 11 cidades da região da Cuesta.

A revista tem reportagens e copydesk de Cristiano Alves (também editor do site Agência 14 News) é diagramada pelo artista da ‘paginação’ Edil Gomes.

Marcelino tem vários colunistas nas áreas de educação física, nutrição e saúde em geral.

A Registrando também revela uma academia pública (no Projeto PLAY), que disponibiliza professores de educação física nas praças esportivas da cidade.

Tem até acompanhamento médico, dos batimentos cardíacos e pressão arterial.  Vale a pena ler.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.