POR RAFAELA DUTRA*
Muito se fala sobre os benefícios do café para a saúde humana, mas você sabia que não é preciso nem tomar a bebida para sentir alguns dos seus benefícios?
Ah, o cheiro do café, um aroma tão poderoso e sedutor, capaz de tocar no fundo de nossas lembranças, de nos levar a uma viagem no tempo em questão de segundos, capaz de nos fazer sentir a vida. O café tem cheiro de vida!
O consumo de café no Brasil e no mundo é gigantesco, são milhões de apreciadores e apaixonados pelo famoso líquido negro, o que o torna um produto essencial e indispensável para o dia a dia da maioria, e assim chama a atenção de pesquisadores e cientistas, que se dedicam a buscar todos os mistérios e segredos que fazem do simples fruto vermelho, o produto de maior consumo e idolatria no mundo.
Sabemos que ao tomar Café, as zonas do prazer entram em erupção, ficando ativas. Mas você sabia que não é preciso nem tomar a bebida para sentir tais benefícios?
A ativação do sistema límbico acontece no tronco cerebral, as áreas chamadas de áreas do prazer e da recompensa são ativadas por diversos estímulos, como uma boa música, sexo, e diversos tipos de prazer.
Todos os aromas são capazes de ativar algumas zonas sensoriais em nosso cérebro, porém o aroma do café é tão poderoso que é capaz de invadir o nosso cérebro por inteiro, se for comparar o café com os demais perfumes, até mesmo o vinho, ele é muito mais rico em aromas.
O café tem mais de 300 componentes voláteis que são liberados no ar e são percebidos pelo nosso olfato.
Segundo pesquisadores, não existe na natureza substância mais rica em aromas do que o cheiro de um bom Café.

Rafaela Dutra é Barista, certificada na Coffee Lab 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.