Skafandria vai invadir Botucatu

0
147
Como nascem os mitos? Basta acreditar neles – Essa frase me faz lembrar o livro “Deuses Americanos”, de Neil Gaiman, na verdade acho que o autor deixa uma mensagem muito parecida com essa em sua obra, mas porque iniciar com essa afirmação? Simples você já opuviu falar da Cidade de Skafandria? Caso não, fique atento ela está invadindo Botucatu pelas redes sociais.
Skafandria é uma intervenção artística intelectual iniciada no início da década passada pelo artista plástico Marcos Mendes Maciel e que retornou há poucas semanas ocupando o Facebook, através de uma página onde diferentes autores relatam histórias, apresentam audiocontos, desenhos e outras formas de expressão artística na internet.
Muito diferente de seu início, quando o autor distribuiu pela cidade mais de mil cartas, para pessoas influentes da cidade, onde falava sobre o cidadão botucatuense Eliezer K que conseguia se comunicar com um ser da cidade subterrânea localizada no Aquifero Guarani, através do ralo de uma pia do antigo Hotel Peabiru.
Eliezer era um cidadão de poucas palavras e moradia incerta, perambulava pelas ruas de Botucatu nos anos 80/90 assim como o famoso Lui, porém um dia ele simplesmente não apareceu mais nas ruas e sumiu, porém escritos foram encontrados onde se falava da cidade cubterrânea de Skafandria.
De posse desse material foi formado e um coletivo de artistas liderados por Maciel, cujo objetivo é manter viva a história de Skafandria e acrescentar elementos nesse imaginário com a finalidade de produzir trabalhos autorais em torno da cidade mítica intraterrestre.
Amigos e conhecidos afirmam que Eliezer morava no Peabiru e acabou se mudando da cidade para um destino desconhecido.
Seria ficção os relatos de Eliezer? Será que são delírios? Ou espelha uma realidade onde um dia a Praça do Bosque virá a se abrir e revelar a cidade intraterrena do Aquifero Guarani, como preveu Eliezer em seus relatos.
Talvez nunca tenhamos respostas sobre essas perguntas mas o importante é que Skafandria, assim como o Saci mostra o potencial de criação de mitos e de coletivos que cultivam histórias e torno do extraordinário e da realidade fantástica que apenas a arte pode proporcionar.
Existe Skafandria? Tudo depende de sua imaginação e da vontade de propagar o mito para outras gerações e indivíduos. Onde tiver uma pessoa disposta a falar sobre Skafandria, seja na mesa de um bar ou em um sarau filosófico, tenha certeza, Skafandria estará lá.
Ficou interessado na intervenção artística, acesse a página no Facebook – 

https://www.facebook.com/eskafandria/


Renato Fernandes especial para o Botucatuonline.com

Renato Fernandes é precursor na impressão 3D em Botucatu, atuando no mercado há aproximadamente 2 anos, é cosmaker especializado em máscaras com trabalhos distribuídos em todo o território nacional e exterior.
Atuou como jornalista por aproximadamente 20 anos respondendo pela área de cultura em diversos jornais da cidade, entre eles, Folha Serrana, Diário da Serra, Folha Regional, A Cidade e revista O Lojista.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.