Morre Dona Mariazinha Vendito, da UDCB, uma das mais antigas voluntárias sociais de Botucatu

0
815
Uma das dirigentes de entidade social mais respeitada em Botucatu, Dona Mariazinha Vendito (Maria Jacomino Vendito), da União das Damas de Caridade de Botucatu, faleceu no sábado, 19, aos 84 anos, pouco antes da meia noite.
A informação foi divulgada pelo filho engenheiro Mário Soares na rede social. Ela era mãe do médico Francisco, do advogado Túlio Filho e do engenheiro agrônomo Marcus Paulo, e tinha 8 netos e netas.
Dona Mariazinha era professora de inglês, deu aula na antiga escola José Gomes Pinheiro, foi professora de música e regente. Ela também gostava de moda e fez um dos primeiros desfiles de moda da cidade, em 1953, cuja a renda foi revertida para a construção da União de Damas de Caridade de Botucatu, entidade que dirigiu e participou em praticamente toda a sua vida.
Dona Mariazinha tinha um trabalho desenvolvido há décadas, abrigado na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, onde recebia mulheres, principalmente jovens na primeira gravidez e as ensinavam os procedimentos sobre enxovais necessários, trocas de fraldas, assaduras nos bebês e procedimentos de emergência.
Dona Mariazinha assumiu a entidade pela primeira vez em 1977, depois foi membro da diretoria. Reassumiu através de eleição a presidência em 1995 e desde então sempre foi reeleita pelos associados.
Em determinado momento nos anos 1980 aumentaram os casos de gestantes que assumiam o filho sem participação dos pais e houve a introdução de cursos para renda financeira dessas futuras mães. Ao final do curso as inscritas recebiam os enxovais adequados às necessidades de seus bebês.
Dona Mariazinha foi sepultada as 16h30 no Portal das Cruzes. “Sentiremos muita falta de sua alegria contagiante. Descanse em paz na eternidade Mariazinha”, escreveu o engenheiro Mário Soares, em seu perfil, comunicando o falecimento.

Conheça a historia da UDCB e de Dona Mariazinha na publicação de Olavo Godoy

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here