Harmonização de café e Chocolate. Já experimentou a ‘palha’?

0
77
Sabe aquela bolachinha, docinho, pedacinho de bolo e outros ‘agradinhos’ que acompanham nossa xícara de café expresso quando vamos a uma cafeteria, pois então, ele não vem atoa.
Que tal substituir o açúcar ou o adoçante por um pedacinho calórico de chocolate, ou uma simples bolachinha? Quem sabe um brigadeiro?
Quer menos caloria? Tente um pedaço de queijo, uma geleia zero açúcar ou um pedaço de fruta. Tudo é possível na hora de combinar café.
Para o chocolate como acompanhamento, a dica é beber um golinho de café antes de comer o doce, para assim descobrir e sentir todas as propriedades e os sensoriais que possam existir no café que irá consumir, como a acidez, a doçura, o corpo, o aroma e o amargor.
Feito isso, chega a hora de descobrir a magia e o prazer que essa harmonização causa em nossos sentidos, coloque um pedaço do chocolate na boca e deixe ele derreter um pouquinho, em seguida tome o café e respire fundo, pronto, você terá uma experiência de sabores e texturas dentro da boca que dificilmente será esquecida.
É possível encontrar sabores e sensações fantásticas harmonizando café com outros acompanhamentos. Já pensou nas inúmeras possibilidades de receitas que podem levar o nosso cafezinho? Bolos, pães, sorvetes, doces, carnes, legumes…
O café combina com vários alimentos, desde os chocolates até as frutas, laticínios e seus derivados, ervas e especiarias, até mesmo com aquela pipoquinha na hora de ver um filme.
Em minhas passagens por várias cafeterias da cidade de Botucatu, percebi o gosto e o hábito das pessoas mudando, percebi também a falta de variedade e novidades visando o café como ingrediente.
Agora além das aulas de degustação e dos treinamentos para empresas com foco em café, estou trazendo uma até então novidade, a famosa Palha Italiana de Café (doce feito com bolacha, brigadeiro com um toque de café gourmet e açúcar especial) que vem fazendo muito sucesso.
A palha italiana, apesar de ter esse nome, é um doce brasileiro feito de bolacha e brigadeiro, e agora vem ganhando novas formas e ingredientes, modificando sua base original para agradar vários tipos de paladares. E para o paladar de uma Barista, a receita só poderia ganhar o toque do Café e muito amor.
  • Rafaela Dutra é Barista e consultora no setor, certificada na Coffee Lab e colaboradora do Botucatuonline.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here