Morre em SP o ex-Reitor da Unesp Júlio Cezar Durigan. Velório será em Jaboticabal

0
120
Faleceu na madrugada desta sexta-feira, dia 8 de setembro, em São Paulo, SP, o Prof. Dr. Julio Cezar Durigan, 63 anos, reitor da Universidade de janeiro de 2013 a janeiro de 2017.
O professor Júlio Cezar Durigan vinha enfrentando o câncer há vários anos e no período em que estava à frente da Reitoria afastou-se algumas vezes para tratamento. A vice reitora era a professora Marilza Rudge, da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Botucatu.Eles foram eleitos com 89% dos votos da comunidade.
Durigan estava internato no Hospital Samaritano em São Paulo, para tratamento.
O corpo será velado em Jaboticabal, SP, no Espaço Prever, na Avenida Quinze de Novembro, 1920 a partir das 14 h. Logo em seguida, haverá a cerimônia de cremação.
O Prof. Durigan foi também Vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp de janeiro de 2011 a janeiro de 2013, vice-reitor de janeiro 2009 a janeiro de 2011 e pró-reitor de Administração de janeiro de 2005 a janeiro de 2009.
Foi durante a gestão de Durigan que foi aprovada a criação do curso de Bioprocessos na Faculdade de Agronomia da Unesp em Botucatu.
Durigan durante cerimonia de inauguração na FCA da Unesp de Botucatu. Fotos: TV Unesp e FCA
A Reitoria da Unesp divulgou nota manifestando condolências à família do docente de agronomia
“A Universidade apresenta as condolências à família. Nascido em Taiuva, cidade de pouco mais de 5.000 habitantes, no interior de São Paulo, Durigan sempre estudou na rede pública de ensino.”
“Foi para a cidade de Jaboticabal cursar o ensino médio, onde também aos 17 anos ingressou na então Faculdade de Agronomia, que anos depois se transformaria em um dos institutos da Unesp. Mais tarde tornou-se professor da mesma instituição. Lembrava, com carinho, do dia da inauguração da Unesp.”
“Estava na cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em 1976, quando o governador Paulo Egydio Martins anunciou a criação da terceira universidade pública em São Paulo – no começo uma fusão de 14 institutos já existentes.”
“Durigan fez mestrado, doutorado e livre docência em agronomia, e pesquisou a área de ervas daninhas. Nenhum dos três filhos seguiu sua profissão – são advogados. Gostava de dizer que nunca havia se imaginado reitor da universidade em que estudou a vida toda.”
“Professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), cursou a graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal da Unesp, formando-se engenheiro agrônomo em 1975. Concluiu o mestrado em Produção Vegetal em 1978, na Unesp, e o doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), em 1983.”
“Ocupou, entre outros cargos, a direção da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal, a vice-presidência da Associação Universitária Iberoamericana de Pósgrado e foi membro titular do Conselho da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, do Conselho da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, do Conselho da Rede de Administradores de Universidades Iberoamericanas e dos conselhos curadores do Memorial da América Latina-São Paulo e da TV Cultura da Fundação Padre Anchieta.”
“Sua especialidade era a área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente nos seguintes temas: surfactants, fitointoxicação, pennisetum americanum, application stages e chemical control.”
(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here