Mais de 10 mil pessoas treinadas no Centro Vivencial de Trânsito

0
19
Espera-se que as novas gerações tenham comportamento mais civilizado no trânsito botucatuense graças ao Centro Vivencial de Trânsito da Semutran, que completa um ano de funcionamento e tem feito treinamento para adultos e crianças sobre noções de logística urbana e respeito a sinalizações.
Inaugurado em setembro de 2016, o Centro Vivencial de Trânsito (CVT) “Engenheiro Sérgio Gonçalves” atendeu quase dez mil crianças.
O projeto é uma idealização da Secretaria Adjunta de Mobilidade Urbana, que reformulou a antiga escolinha de trânsito, oferecendo espaço mais amplo, climatizado e fechado, permitindo aulas durante todo o ano.
No CVT, as crianças recebem aulas teóricas, através de palestras e vídeos educativos, e também instruções práticas em um circuito que reproduz situações reais de trânsito, com semáforos, faixas de pedestre e sinalizações de “pare”.
“Nós pensamos no motorista do futuro, por isso trabalhamos a evolução dos nossos alunos. Primeiro eles aprendem noções de trânsito como pedestres, que eles já são, e posteriormente como ciclistas. Isso faz com que eles entendam a dinâmica do trânsito, adotem atitudes corretas e respeitem a sinalização”, explica Rodrigo Fumis, Secretário de Mobilidade Urbana.
As aulas são realizadas através de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, com o programa Patrulha da Paz, da Guarda Civil Municipal e com o projeto Crescer Seguro. A partir dos 5 anos de idade, crianças de escolas públicas e particulares e projetos sociais de Botucatu podem participar das ações.
“De forma bastante lúdica, nós mostramos às crianças que desde quando nascem estão em trânsito e este precisa ser organizado através de regras para que seja harmônico. Pode parecer bastante teórico, mas com o passeio pelo circuito e os vídeos educacionais, elas aprendem bastante”, afirma Thais Carvalho, orientadora de trânsito da Semutran.
As escolas, públicas ou particulares, interessadas na participação de seus alunos nas atividades do Centro Vivencial devem agendar uma visita junto à Semutran. O local recebe alunos do Ensino Infantil até concluintes do Ensino Fundamental II.
Recentemente houve treinamento para motociclistas e mototaxistas, além de aulas para a equipe de patrulhamento com motos da GCM.

(da assessoria PMB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here