O Racismo e a democracia racial no Brasil

0
63
Imagem da Internet
Por vezes o amor insiste
Em nos desafiar
O caminho é recomeçar
Dando mais uma chance
Ao já sofrido coração
Jogando as fichas mais uma vez
Dez, cem ou um milhão
O importante é ser feliz
Quem nunca quis
Um caminho de paz?
Não se vive das loucuras
Escritas na paixão
O amor é a união da calmaria
Com a intensidade de sentimentos
Que se torna impossível descrever
Amor é a razão do coração
A sociedade brasileira é culturalmente racista, muito embora não assuma essa sua face cruel, e vive a apregoar que em nosso país se pratica a “democracia racial”. Quando um não branco tece algum comentário sobre preconceito ou discriminação imediatamente este é chamado de racista ao inverso, como se ele que sofre fosse o ator principal da nefasta pratica.
As piadas infames, postagens nas redes sociais, onde tudo que é “feio” é ligado a raça negra, até o bem é o mal seguem esta linha, branco e negro (que alguns dizem  preto).
Em uma passagem breve pelas representações de Jesus Cristo, por exemplo, tirando a obra de Ariano Suassuna, Ele é sempre loiro de olhos verdes ou azuis. Já por outro lado Lúcifer, Satanás, demônios como são representados?
Seguindo essa linha de raciocínio podemos dizer que os racistas são tremendamente burros, pois se Satanás quer seguidores, e segundo dizem ele é audacioso e inteligente, acham que ele perambula pela terra sob uma cútis negra? Claro que não, deve ser loiro, alto, forte, olhos claros, bem apresentados como o conceito de beleza de nossa sociedade.
Se for negro e jovem estará com os dias contados por aqui, pois os jovens negros segundo levantamentos são as principais vitimas de homicídios, nessa terra de ninguém de nome Brasil.
Falando ainda nas representações dos seres celestiais, dizem que Lúcifer é o anjo caído, mas já viu algum anjo negro? O único que existiu foi expulso do céu?
A parte nefasta desta historia é que sob esse falso céu de igualdades tem muita gente perdendo o foco, baixando a guarda e sendo nocauteado pelo sistema. Algumas “lideranças” do movimento negro querem jogar no lixo todo o rosário de lutas de nossos antepassados, na busca pela igualdade ou a verdadeira democracia racial que tanto se fala e pouco se faz. Alias, falando em democracia, a meu ver esta, em nosso país está agonizando.
o som se espalha na avenida
dentro da fantasia a vida sofrida
vive o encanto e a magia é carnaval
é momento de ilusão, de sonhos
de dizer não ao pesadelo do real
a roupa do dia a dia, ficou no varal
a espera das cinzas da quarta feira
quando tudo voltará ao normal
transito, patrão, celular deixa prá lá

Serafim Arruda, militante politico e dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here