Pesquisadores do HC publicam sobre o perigo das formigas no ambiente hospitalar

0
13
No dia 28 de outubro, durante o XXIII Simpósio de Mirmecologia realizado em Curitiba/PR, ocorreu o lançamento do livro “Formigas em Ambientes Urbanos no Brasil”, editado pelos pesquisadores Odair Correa Bueno (UNESP – Rio Claro), Ana Eugênia de Carvalho Campos (Instituto Biológico – SP) e Maria Santina de Castro Morini (Universidade de Mogi das Cruzes –SP). A Mirmecologia é uma área da Ciência que realiza estudos sobre formigas.
O livro teve a participação de 60 autores, dentre eles a Dra. Priscila Cintra Socolowski, bióloga do Núcleo de Higienização do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que escreveu o último capítulo da obra, juntamente com o Prof. Odair Correa Bueno, sobre controle de formigas em ambientes hospitalares.
Dra. Priscila trabalha há mais de 10 anos como assessora no HCFMB para controle integrado de animais sinantrópicos (àqueles que se adaptaram a viver junto ao Homem) e, devido a este serviço, surgiu o convite pelo Prof. Odair para a redação do capítulo.
“Além das formigas, todos os animais detectados são registrados em software específico, onde também são registradas as providências tomadas em cada situação. O trabalho de um biólogo com essa finalidade é pioneiro no Brasil e evidencia que não são somente com inseticidas que se controlam as pragas”.
De acordo com a bióloga, falar sobre formigas é importante quando se trata de ambientes hospitalares, porque estes pequenos insetos podem carregar microrganismos nos seus corpos e contaminar superfícies.
“O controle de formigas em ambientes hospitalares e urbanos é um tema de muita relevância, uma vez que estes insetos estão também na maioria dos lares das pessoas e causam muitos incômodos”, destaca.
Já Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, presidente da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) do HCFMB, reforça a importância da contenção de animais sinantrópicos em lugares assistenciais.
“Embora não esteja clara a participação de formigas e outros insetos na transmissão de infecções hospitalares, sua proliferação no ambiente hospitalar causa desconforto a pacientes e à equipe e reduz eficiência da higiene ambiental. O capítulo da Dra. Priscila sobre formigas em hospitais reflete a extensa experiência de controle dessas pragas, que tem sido aplicada em benefício do HCFMB e de seus clientes”.
O livro na íntegra pode ser baixado gratuitamente pelo seguinte link: http://www.canal6.com.br/livros_loja/Livro_Formigas_em_ambientes_urbanos.pdf.

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here