Alunos da FCA/Unesp reformam jardim e criam pomar em escola municipal

0
23
Fachada da Escola Jonas Alves de Araújo | Foto do blog da Escola Municipal
No dia último dia 29, um grupo de alunos do curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu, concluiu uma reforma no jardim da Escola de Ensino Fundamental Professor Jonas Alves de Araújo, no Parque Residencial Comerciários III.
Com a participação entusiasmada dos alunos do 7º ano da escola e o apoio da equipe das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA, foram preparados novos canteiros circundados por garrafas pet e realizado o plantio de diversas mudas de plantas ornamentais.
A ação fez parte do projeto de extensão universitária “Arboricatu: Arborização Urbana em Botucatu”, idealizado por alunos e professores da FCA e desenvolvido com apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) em Engenharia Florestal, com apoio da Secretaria do Verde de Botucatu e da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp (Proex).
O Arboricatu tem como principal objetivo a conscientização da população da cidade para a importância da arborização urbana, sua implantação e condução, contribuindo para a melhoria da cobertura vegetal da cidade.
As atividades na EMEF contaram com a participação de um bolsista e dez alunos do curso de Engenharia Florestal como voluntários. Além do novo jardim, o projeto envolveu a implantação de um pomar no terreno da escola e várias atividades de educação ambiental realizadas quinzenalmente, como palestras e debates.
A parceria entre as instituições de ensino nasceu do contato entre as professoras Eliana Curvelo, que ministra a disciplina Arte na EMEF, e a professora Renata Cristina Batista Fonseca, do Departamento de Ciência Florestal da FCA, que atua também como tutora do grupo PET e coordenadora do projeto Arboricatu.
O universitário Eduardo Ribas, bolsista do projeto Arboricatu, já participou de diversas ações semelhantes e relata sua experiência.
“Viemos conhecer a escola em maio de 2017 e começamos a conversar com os adolescentes para ver o que eles queriam que fosse implantado aqui. Voltamos após as férias de julho com um projeto elaborado a partir do que eles nos sugeriram e começamos a executar. Fizemos palestras sobre a importância das árvores, os principais cuidados no manejo e implantamos os projetos do pomar e do jardim, sempre com a participação dos alunos. Além de conseguirmos passar os conhecimentos que já adquirimos na teoria, em sala de aula, também temos a oportunidade de transformar um pouco a realidade, ajudando as pessoas a entender a importância da arborização e das plantas em geral. Isso para mim é o mais interessante”.
“Não temos recursos financeiros para esse tipo de investimento. Por isso buscamos a parceria com a FCA por meio da professora Renata Fonseca”, explica a professora Eliana Curvelo. “O material didático trabalhado por nós, enviado pelo governo federal, aborda o tema da cidadania. E a ideia do projeto é que nossos alunos tenham um primeiro contato como as questões relativas ao meio ambiente. É um início para tratarmos questões de cidadania e ética. Os alunos passam a cuidar melhor da escola. É um trabalho feito aos poucos. Quando aprendemos a cuidar do ambiente, cuidamos também de quem está ao nosso lado”.
Valéria Cristina Rossi, diretora da EMEF Professor Jonas Alves de Araújo, está satisfeita com os resultados. Ela valorizou a aproximação da escola com a universidade.
“Estamos sempre abertos para parcerias desse tipo, queremos toda a comunidade aqui. É muito bom ter os universitários conosco trazendo novas informações e experiências para nossos alunos”.

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here