Não, ela não é desagradável. Não, não é apenas uma espuma na xícara!

0
49
Conheça mais sobre a Crema do Café expresso. Você sabe o que é, e para que serve a Crema?
A crema é parte fundamental de um café espresso (de espremido), nela estão contidas todas as propriedades e óleos essenciais que dão sabor a xícara, existe uma grande proporção de açúcar natural, gerada do próprio grão de café.
É a coroa de uma excelente extração do expresso (de rápido), ainda mais se ela conter aquela aparência  ‘tigrada’ , isso significa que moléculas de açucares foram perfeitamente extraídas.
A crema do café é importantíssima para preservar os aromas da bebida, que se concentram por baixo dela, é também responsável por manter a temperatura do líquido, ou seja, ela é a alma de um bom café espresso.
Se por acaso for necessário retirar a crema para conseguir degustar um café expresso, é sinal de que o café não foi bem extraído, ou também pode indicar cafés de baixa qualidade.
O Café espresso é sem dúvidas o método mais complexo de todos, e merece atenção e dedicação dobrada, cada segundo é crucial…
Moagem, compactação, encaixe, temperatura, pressão, tempo… uma sequência de detalhes.
Quando você estiver em uma cafeteria e pedir um café espresso (de máquina italiana), se ele vier com a crema ‘aberta’ , escura demais ou  com forte amargor, você tem o direito de pedir outro café. Peça.

Rafaela Dutra é Barista e consultora no setor, certificada na Coffee Lab e colaboradora do Botucatuonline.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here