Prefeitura vai retomar obras contra enchentes em Botucatu

0
44
A Secretaria de Infraestrutura e Obras de Botucatu ampliou o trabalho de recuperação dos danos causados pelas chuvas desde o início do ano e informou que os serviços de redução dos riscos de enchentes serão retomados.
Um dos trabalhos na região central foi a limpeza de galerias pluviais entupidas no Viaduto Bento Natel, que liga a Vila Aparecida à Vila Antártica. Apesar de uma limpeza ter sido realizada há cerca de seis meses, as chuvas dos últimos tempos novamente sedimentaram terra e entulho no sistema de escoamento pluvial, que a enxurrada arrastou em dias de chuvas.
“Realizamos esse trabalho preventivo há cerca de seis meses no Viaduto Bento Natel e novamente tivemos de interferir na limpeza das galerias pluviais devido ao acúmulo de entulho e terra, que foi arrastado nos últimos meses. Tiramos no primeiro dia duas caminhonetes, mas com a continuidade do serviço, acredito que vai aumentar ainda mais o entulho retirado”, prognosticou o secretário e vice-prefeito André Peres.
Os funcionários da Secretaria de Infraestrutura, na Segunda-feira, dia 8, trabalharam sob a chuva para efetuar a limpeza. O trabalho no dia 8 foi efetuado na ligação do viaduto Bento Natel com a Rua Stélio Machado Loureiro, na Vila São Luiz (Vila Aparecida). Na terça-feira o trabalho foi realizado do outro lado do viaduto.
Muitos botucatuenses tem se assustado nos últimos anos com o fato de o viaduto alagar em dias de fortes chuvas.
Acontece que o viaduto recebe cargas de enxurrada de parte da região da Vila Antártica e parte da Vila dos Lavradores, no setor Norte da Cidade. Embaixo do viaduto existem canais que saem de sistema pluvial e são direcionados para o córrego Água Fria através de um dissipador.
O Secretário André Peres afirmou que a prefeitura vai retomar a construção do sistema de drenagem que foi interrompido há alguns meses, depois que a empresa que executava o serviço deixou de realizar o serviço, na Rua Jaguaribe e Cesário Mota.
“A Prefeitura já está regularizando a retomada do serviço”, garantiu o Secretário e Vice Prefeito.

PISCINÕES E VICINAIS

Outra providencia que a Prefeitura está trabalhando para conter alagamentos naquele setor, é o início da construção do piscinão na região do Parque das Cascatas. A prefeitura pretendia construir cinco piscinões, porem houve interferência do Governo Federal e o projeto foi reduzido.
“Com os cortes orçamentários das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tivemos cortes nos projetos de Botucatu. Temos iniciado o processo de licitação de um piscinão na região do Parque das Cascatas e Rodovia Marechal Rondon, que deverá ser retomado nas próximas semanas”, garantiu. A Comissão de Licitação está trabalhando no encaminhamento do projeto.
Por outro lado o secretário ressaltou que com as chuvas das ultimas semanas, vem aumentando a necessidade de manutenção de 1,5 mil quilômetros de estradas vicinais em Botucatu.
“Temos dado atenção especial às estradas rurais de Botucatu, por onde é escoada a produção agrícola e pecuária. Temos mantido patrulhas constantes e estamos atendendo o mais rápido possível as solicitações dos produtores rurais da cidade”, afirmou.

(com jornal Leia Noticias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here