Prefeitura vai retomar obras contra enchentes em Botucatu

0
108
A Secretaria de Infraestrutura e Obras de Botucatu ampliou o trabalho de recuperação dos danos causados pelas chuvas desde o início do ano e informou que os serviços de redução dos riscos de enchentes serão retomados.
Um dos trabalhos na região central foi a limpeza de galerias pluviais entupidas no Viaduto Bento Natel, que liga a Vila Aparecida à Vila Antártica. Apesar de uma limpeza ter sido realizada há cerca de seis meses, as chuvas dos últimos tempos novamente sedimentaram terra e entulho no sistema de escoamento pluvial, que a enxurrada arrastou em dias de chuvas.
“Realizamos esse trabalho preventivo há cerca de seis meses no Viaduto Bento Natel e novamente tivemos de interferir na limpeza das galerias pluviais devido ao acúmulo de entulho e terra, que foi arrastado nos últimos meses. Tiramos no primeiro dia duas caminhonetes, mas com a continuidade do serviço, acredito que vai aumentar ainda mais o entulho retirado”, prognosticou o secretário e vice-prefeito André Peres.
Os funcionários da Secretaria de Infraestrutura, na Segunda-feira, dia 8, trabalharam sob a chuva para efetuar a limpeza. O trabalho no dia 8 foi efetuado na ligação do viaduto Bento Natel com a Rua Stélio Machado Loureiro, na Vila São Luiz (Vila Aparecida). Na terça-feira o trabalho foi realizado do outro lado do viaduto.
Muitos botucatuenses tem se assustado nos últimos anos com o fato de o viaduto alagar em dias de fortes chuvas.
Acontece que o viaduto recebe cargas de enxurrada de parte da região da Vila Antártica e parte da Vila dos Lavradores, no setor Norte da Cidade. Embaixo do viaduto existem canais que saem de sistema pluvial e são direcionados para o córrego Água Fria através de um dissipador.
O Secretário André Peres afirmou que a prefeitura vai retomar a construção do sistema de drenagem que foi interrompido há alguns meses, depois que a empresa que executava o serviço deixou de realizar o serviço, na Rua Jaguaribe e Cesário Mota.
“A Prefeitura já está regularizando a retomada do serviço”, garantiu o Secretário e Vice Prefeito.

PISCINÕES E VICINAIS

Outra providencia que a Prefeitura está trabalhando para conter alagamentos naquele setor, é o início da construção do piscinão na região do Parque das Cascatas. A prefeitura pretendia construir cinco piscinões, porem houve interferência do Governo Federal e o projeto foi reduzido.
“Com os cortes orçamentários das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tivemos cortes nos projetos de Botucatu. Temos iniciado o processo de licitação de um piscinão na região do Parque das Cascatas e Rodovia Marechal Rondon, que deverá ser retomado nas próximas semanas”, garantiu. A Comissão de Licitação está trabalhando no encaminhamento do projeto.
Por outro lado o secretário ressaltou que com as chuvas das ultimas semanas, vem aumentando a necessidade de manutenção de 1,5 mil quilômetros de estradas vicinais em Botucatu.
“Temos dado atenção especial às estradas rurais de Botucatu, por onde é escoada a produção agrícola e pecuária. Temos mantido patrulhas constantes e estamos atendendo o mais rápido possível as solicitações dos produtores rurais da cidade”, afirmou.

(com jornal Leia Noticias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.