Sobre as duvidas referentes as linhas de produção, a Duratex informou em nota ao mercado que “as demais linhas de produção de chapas grossas e finas de fibra de madeira (MDF e HDF) continuam a ser operadas normalmente pela Duratex”.
O Grupo Eucatex vai receber da Duratex as instalações e equipamentos destinados a produção de chapas finas em Botucatu, em troca de uma fazenda na região Sul de São Paulo.
A Fazenda Vitoria (Eucatex) fica em Capão Bonito, na Estrada Municipal São Miguel Arcanjo-Capão Bonito e será transferida para a Duratex SA.
A Duratex vai utilizar a Fazenda para produção de matéria prima (madeira) na unidade da empresa em Itapetininga, que reiniciará sua produção em abril deste ano, racionalizando custos de transporte da madeira até a fabrica de Itapetininga.
O negocio foi feito com valores de R$ 60 milhões e deverá ter aprovação do Conselho de Administração de Defesa Econômica – CADE. Até a aprovação a gestão e produção continua com a Duratex.
Os 280 empregos em Botucatu serão mantidos, mas deverão ocorrer ajustes em áreas redundantes, como as áreas de gerencia das duas empresas.
O Sindicato da Construção Civil e Mobiliário de Botucatu informou que vem acompanhando ás negociações e que nas próxima horas terá um posicionamento maior, depois de encontro com a Eucatex em Botucatu.
“Teremos um encontro para discutirmos a jornada de trabalho e horas trabalhadas neste ano e vamos questionar sobre o ajuste na cidade”, informou Anderson Inácio da Silva, presidente do Sindicato da Construção Civil, em entrevista ao Botucatuonline e Radio Clube FM.

A Eucatex enviou o seguinte comunicado informando o negócio à Bolsa de Valores de São Paulo.

FATO RELEVANTE (abre PDF)
São Paulo, 31 de janeiro de 2018. Eucatex S.A. Indústria e Comércio (“Eucatex” ou “Companhia”) (B3: EUCA3 e EUCA4), comunica o mercado em geral que o Grupo Eucatex, no dia 31 de janeiro de 2018, fez uma proposta vinculativa aceita pela Duratex S.A envolvendo uma troca de ativos entre as empresas. A transação tem como base o valor de R$ 60 milhões.
O Grupo Eucatex receberá da Duratex instalações e equipamentos destinados à produção de chapas finas de fibra de madeira (processo úmido), que estão localizados no Município de Botucatu, Estado de São Paulo, onde já possui sua unidade de MDP e Pisos Laminados e a maioria do seu ativo florestal.
A Duratex receberá do Grupo Eucatex uma fazenda denominada “Fazenda Vitoria“, localizada no município de Capão Bonito, Estado de São Paulo. Esta fazenda se situa atualmente fora do raio ideal para o uso em suas unidades fabris, localizadas em Salto e Botucatu, Estado de São Paulo.
O fornecimento de madeira para essa nova unidade fabril virá de florestas próprias e de terceiros, incluindo a Duratex, com quem celebrará um contrato de fornecimento por até 7 anos, possibilitando a unidade fabril trabalhar na sua capacidade total de 200.000 m³/ano, caso haja mercado.
Com base na legislação vigente, a consumação desta operação está condicionada à aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE. Até lá, a gestão das linhas permanecerá sob a responsabilidade da Duratex S.A.
Com a nova unidade de chapas finas de fibra de madeira (processo úmido), o Grupo Eucatex participará no Brasil e no exterior em clientes onde atualmente não atua com seus produtos, solidificando, assim, sua posição em um mercado cada vez mais globalizado.
José Antônio Goulart de Carvalho
Diretor Vice-Presidente Executivo e de Relações com Investidores
EUCATEX S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.