Confira as dicas das docentes do Senac de Botucatu | Fotos Senac-Divulgação
Por  Ricardo Missão

As horas que antecedem o carnaval é um período de planejamento para muita gente e um momento para escolher a melhor roupa, maquiagem, adorno para o cabelo, entre outros detalhes.

Para ajudar nessa tarefa, três docentes do Senac Botucatu dão dicas e orientações para quem pretende adotar uma maquiagem cheia de brilho, apliques, abadá customizado e unhas pintadas com a cara do carnaval.

+ conheça a programação de carnaval em Botucatu
+ Organização espera mais de 15 mil foliões nos desfiles e bailes

 

1 – Maquiagem alegre e com estilo

O strass e adesivos de pedraria voltaram com tudo para o carnaval 2018. Outra tendência são os acessórios para criar ponto de luz no rosto que podem ser utilizados com apliques de todos os tamanhos e cores.
Para Joyce dos Santos Firmino, docente da área de beleza e estética do Senac Botucatu, a extravagância nas cores e um estilo inspirado na moda dos anos oitenta são uma excelente opção de maquiagem para quem pretende pular o carnaval.
“É impossível preparar a maquiagem para festa sem abusar do brilho. Os strass, as sombras coloridas e os adesivos em pedrarias combinadas com o glitter tendem a deixar o visual mais divertido. A maquiagem fica alegre e, ainda, permite a foliã prepará-la conforme seu estilo”, explica. Importante destacar que, para este ano, a pele deixa de ter contornos marcados e vem mais discreta. “A tendência para o período é a pele super iluminada”, destaca Joyce.
 

2 – Unhas com tons e cores vibrantes

Para Maraline Aparecida Domingues, docente da área de beleza e estética do Senac Botucatu, “as cores em tons vibrantes, como neon, pink e laranja, são excelentes opções para as unhas das mulheres mais ousadas. Já as mais clássicas devem apostar em unhas com cores discretas”.
Outra dica quente para a época é o tom vermelho.
“A cor é clássica, nunca sai de moda e está presente em grande parte das unhas das foliãs. O vermelho pode ser aplicado com outro tom de esmalte por baixo ou com glitter,” explica Maraline.
Para as mulheres mais ousadas, a opção é aderir aos esmaltes com brilhos
“O ideal é passar uma camada de esmalte cremoso como base e, em seguida, aplicar as pedrarias e finalizar com a aplicação de glitter ou um extra brilho”.
Uma sugestão que pode ser feita em casa são as inglesinhas com efeito degradê – conhecidas também por francesinhas coloridas.
“Para a técnica, é preciso pintar as unhas com um tom de esmalte nude fosco, branco ou uma cor de preferência. Espere secar completamente. Em seguida, pegue uma esponja úmida e pinte a ponta com a cor escolhida. Antes de aplicá-la nas unhas, faça um teste, carimbe em um papel para ver como fica”, explica a docente.
“O único cuidado está na hora da aplicação das cores na unha para não manchar. Para driblar o problema, a dica é passar a esponja na unha com pequenas batidas, podendo finalizar com as famosas bolinhas e glitter”, ensina Maraline.
 

3 – Customização da camiseta

“Outra ideia é customizar a camiseta com muita criatividade e economia. Além de reaproveitar uma peça de roupa guardada ou esquecida no armário, é possível transformá-la em um abadá incrível aplicando materiais simples e baratos como renda e strass”, explica Ana Caroline Martines, docente da área de moda do Senac Botucatu.
Para criar uma peça diferente e bonita, a docente indica fazer alguns cortes na camiseta.
É importante riscar a camiseta com giz para marcar a área que será cortada. Com a tesoura, remova a gola fazendo um decote canoa. Tire também as mangas e a barra. Na lateral, corte tirinhas de aproximadamente dois centímetros. Descosture as tirinhas e una as duas pontas com nozinhos. Para finalizar, aplique o strass no decote para valorizar o colo e iluminar o rosto”, orienta Ana Caroline.
Outra alternativa é customizar a camiseta com carimbo personalizado. O primeiro passo é criar o selo, utilizando material E.V.A, uma tampinha de garrafa pet e cola quente. Após escolher o desenho, é preciso recortar no E.V.A e, em seguida colar a tampinha em um dos lados. Depois, aplique as cores das tintas no carimbo e escolha o local da camiseta que deseja estampar.
“É possível carimbar na camiseta inteira ou agrupar os desenhos. Mas se preferir, dá para preencher também as mangas e os bolsos. Depois que a tinta secar, ressalte os detalhes do desenho, utilizando uma caneta de tecido na cor preta para criar os contornos. Para finalizar, decore outras áreas com strass”, ensina  Ana Caroline.

(da assessoria do Senac)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.