Depois da explosão nacional de Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano, nos anos 80 e 90, a música do interior volta a ganhar fôlego. Hoje, até quem resistia a aderir acabou se rendendo ao charme do sertanejo.
A dupla Paulo & Ricardo faz parte desta nova geração que está vindo com uma consciência maravilhosa do que é a música caipira, trazendo um repertório diferenciado, eles conseguiram inovar o sertanejo com músicas mais fáceis, fazendo uma bela interação com seu público.
Com arranjos baseados em violão, viola, guitarra, baixo, bateria, teclados e sanfona, esse novo sertanejo pega emprestado elementos do pop, do rock, do forró e do axé. E a vontade de renovar é tamanha e a mistura de ritmos é tão bem-vinda, que a dupla Paulo & Ricardo aumenta a média de público toda vez que sobem ao palco.
Como Paulo & Ricardo se conheceram?
– Além de amigos em comum, a musicalidade cruzou nossos destinos.
Como se deu a formação da dupla?
– Através de uma brincadeira mesmo, tínhamos nossos trabalhos com a música, mas cada um com seu próprio projeto. Acredito que a formação se deu a partir do momento em que cantamos juntos pela primeira vez, pois vimos que o dueto das vozes casou e, a partir daí, nunca mais paramos.
Há quanto tempo estão juntos?
– Estamos caminhando juntos há 3 anos.
Qual o estilo musical de vocês?
– Nossas origens com certeza são sertanejas e é esse estilo que levamos ao nosso público. Vivemos música, respiramos música.
Vocês ainda são novos de estrada, quais são as expectativas para o futuro?
– Assim como tantos, também sonhamos com nosso espaço no cenário musical, não somente no âmbito regional, mas sim nacional.
O primeiro CD da dupla, tem previsão de lançamento?
– Estamos finalizando a gravação do nosso single “A se eu deixar de gostar”, juntamente com o vídeo clipe, previsto para ser lançado ainda nesse primeiro trimestre.
Como vocês enxergam o mercado fonográfico sertanejo?
– Assim como a situação do Brasil hoje, o mercado sertanejo também tem suas crises, não podemos dizer que está em alta por que não está, isso é visível. 2018 está sendo o ano das mudanças, onde muitos artistas estão mudando de escritório, outras duplas encerrando as atividades por não conseguirem manter uma razoável, sem falar dos tantos artistas solos que buscam novos projetos para não perder contratantes. Ou seja, está bem delicada a situação musical hoje em dia.
Na opinião de vocês qual seria a chave para o sucesso?
– Assim como em qualquer cenário, o sucesso é, sem dúvida, a consequência do bom trabalho, do amor aquilo que se faz. Acredito que o profissionalismo, o carisma com o público, a persistência, a honestidade e a humildade, além de sempre estar inovando, sejam a chave fundamental para o sucesso, o resto é consequência.
O que Paulo & Ricardo gostam de ouvir? Quais artistas influenciam no trabalho da dupla?
– Sem sombra de dúvidas, nossos gostos e nossas influências vem de grandes nomes consagrados na música popular brasileira, como Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Milionário e José Rico. Fora do sertanejo, gostamos de ouvir Bon Jovi, John Mayer, Charlie Brown, além de reggaes e algumas músicas alternativas.
Vocês consideram que sua música é direcionada para que tipo de público?
– Fazemos músicas para todo tipo de público. Desde crianças até idosos, pois utilizamos uma linguagem musical que se enquadra para qualquer idade.
Como vocês veem a renovação da música sertaneja nos dias de hoje? O chamado sertanejo universitário abriu as portas para novos artistas?
– A renovação acontece a cada dia no cenário musical, isso é muito importante, além de ouvir, devemos estar atentos e conhecer coisas novas, isso é sempre muito importante. Tudo de novo vem para somar.
Qual a música de vocês é a aposta para ser sucesso no futuro?
– “A se eu deixar de gostar”, que iremos lançar em breve.
Como é o relacionamento de vocês com as fãs?
– Melhor impossível, estamos sempre em contato com elas, seja através das redes sociais ou até mesmo pessoalmente. Gostamos muito de saber quais são suas críticas e sugestões. Afinal de contas, são elas que fazem nosso trabalho acontecer e ser reconhecido.
Qual o recado vocês gostariam de deixar para aqueles que acompanham a dupla?
– Queremos agradecer imensamente a todos e dizer que foi um grande prazer fazer essa entrevista. Para aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre a nossa carreira e ainda receber todas as novidades da dupla, sigam a gente em nossas redes sociais. Abraços a todos!

 

(Paulo Góes especial para o Botucatuonline.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.