O projeto ConSertão segue sua itinerância de concertos ao ar livre pelo interior paulista e Barra Bonita será o segundo município a receber a apresentação, no dia 18 de março (domingo), às 20h30, na Praça Deputado Waldemar Lopes Ferraz.
O ConSertão presta uma homenagem aos compositores da música caipira e, neste concerto, também comemorará os 135 anos da cidade de Barra Bonita, cuja realização será uma parceria com a Prefeitura do município.
Os artistas Cláudio LacerdaNeymar Dias e Lula Barbosa; e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra, são os protagonistas da iniciativa.
O projeto foi concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções Artísticas. Segundo Cláudio, “o objetivo é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.
A maioria dos compositores homenageados no espetáculo é de São Paulo, Estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos autores e intérpretes do gênero. Um dos homenageados é o compositor Belmonte, filho de Barra Bonita. Completam a lista Teddy Vieira, Raul Torres, João Pacífico, Tião Carreiro, Zé Fortuna, Serrinha, Palmeira, Renato Teixeira, Adauto Santos, Angelino de Oliveira, Rolando Boldrin e Elpídio dos Santos.
Sucesso de público e crítica, a estreia do ConSertão aconteceu em Piracicaba, em 19 de janeiro, emocionando as mais de 2.500 pessoas que prestigiaram o concerto. Conjunto convidado do projeto, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), grupo de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, também acompanha o projeto, que passará por mais três cidades, sendo Paraguaçu Paulista o próximo município contemplado pelo projeto no dia 25 de março.
Todos os arranjos orquestrados foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que assina a direção musical e também é o solista em todas as apresentações, empunhando um dos principais personagens da cultura do interior, a viola caipira.
“Acho que todo cantor sonha em ser acompanhado por uma Orquestra. Eu sonho! Em 2010 formatei o projeto ‘Moda Sinfônica’ com o Quarteto de Cordas Mafra. Em maio de 2015, conversando com o Neymar Dias em uma boa mesa de bar, aumentei o tamanho do sonho e perguntei o que ele achava de um concerto com uma Orquestra, interpretando clássicos caipiras. Ele achou a ideia incrível e se ofereceu para escrever os arranjos. Na mesma hora o convidei para ser o solista na viola caipira. Quando falei o nome ConSertão, percebi que passamos a falar seriamente sobre o projeto. Lembrei do joseense Marcos Librantz, da Agência NTZ, especialista em projetos culturais, pois havia assistido a um curso com ele no Cultura e Mercado dias antes. Marcamos uma reunião, apresentei o projeto para ele e sua sócia Luciana Ciucci, e saí de lá com dois parceiros maravilhosos, que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar esse meu sonho!”, destacou Claudio Lacerda.
Cláudio, além de Diretor Artístico do projeto, será ainda cantor nos espetáculos junto a Lula Barbosa e emprestarão suas vozes como intérpretes de belas canções dos compositores homenageados, como “Você Vai Gostar”, “Boiadeiro Errante”, “Cheiro de Relva” e “Cabocla Tereza”.
“O Lula foi convidado por ser um grande cantor e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso!”, diz Lacerda.
Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto. José Francisco Martins, gerente administrativo da empresa em Barra Bonita revela que a expectativa para passagem do projeto pela cidade é grande.
“Esperamos que a população de Barra Bonita e região compareça para prestigiar mais um grande evento patrocinado pela Raízen, assim como aconteceu no ano anterior, onde conseguimos atrair grande número de pessoas nas comemorações de aniversário da cidade ”.
Orquestra Sinfonica de Piracicaba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.