Descapitalização da região – Segredos e Bastidores

0
55

Municipalista

A Radio Municipalista e a VC Propaganda vão sortear em julho, no final da Copa do Mundo, um carro zero quilometro para consumidores do comércio botucatuense. A promoção terá ainda dois televisores. O objetivo é estimular a venda do comércio local e as lojas interessadas devem se inscrever na Municipalista para participar da promoção. Sorteio do Mobi, orçado em R$ 32 mil será no dia 22 de julho. Tudo está regularizado na Receita e Caixa Econômica Federal, que fará auditoria da campanha.

 

O Capital

O capital e a produção estão mudando de mãos na região. Nos últimos tempos já foi divulgada a troca de comando na Anidro-Centroflora, agora nas mãos de suíços, venda da Embraer para a Boeing (ainda em negociação), negócios de trocas entre de fábricas e fazendas envolvendo a Duratex e Eucatex e a ultima mudança que vai acontecer na região é a venda das fazendas da Duratex para a Suzano, hoje a maior companhia de produção de celulose do mundo. A Duratex vendeu suas fazendas de madeira fina que eram usadas em Botucatu. O valor do negocio foi de mais de 308 milhões.

 

O Capital II

Na região observa-se o fechamento da linha de produção de grandes empresas em Bauru, Pederneiras, Jaú entre outras. Em Lençóis Paulista a Lwart-Lwarcel também está na mira da Suzano e de companhias de celulose no exterior. O negocio está sendo orçado em bilhões de dólares. Na maioria das transações de capital e comando das companhias, o dinheiro vem do exterior, especialmente China, Estados Unidos e Europa. A cada dia que passa as empresas na região são mais multinacionais que empresas nacional.

Oragos

O engenheiro e pesquisador da historia de Botucatu Paulo Pinheiro Machado Ciaccia, estará lançando na sexta feira o livro “A Freguesia de Botucatu e os oragos: Nossa Senhora Sant’Anna ou Nossa Senhora das Dores”, que busca esclarecer divergências entre historiadores da região sobre quem foi a primeira Santa padroeira de Botucatu. Com isso parte da historia dos católicos na região é contada.

 

Câmara

Os vereadores do atual mandato já estão na boca do povo. Na rede social e em pontos de ônibus quando um assunto político ou vereador entra em pauta os comentários são os piores possíveis na maioria das vezes. Os vereadores são vistos como ‘interesseiros’, ‘oportunistas’ e até despachantes de pessoas ricas na cidade. Nesse caso de rico, entram as empresas de ônibus. Um ou outro vereador é preferido da opinião pública.

 

Visibilidade

Os comentários são ruins e em poucos mandatos, em tão pouco tempo, houve opiniões formadas negativamente como as atuais. O pior é que a Câmara conta com recursos de transmissão de suas atividades como televisão, site e ainda conta com cobertura de emissoras de rádio e sites de informação na cidade. Como se pode observar, os políticos que estão em maus lençóis na opinião publica não são apenas em Brasília ou São Paulo.

 

Off road

A Promotoria Publica de Porangaba, que tem cobertura jurisdicional no município de Bofete, encaminhou uma série de determinações para a Policia Ambiental do Estado, a Coordenadoria de Gestão Ambiental do Estado e aos proprietários de terras na região conhecida como Gigante Adormecido para que impeça o trânsito de veículos off road na ‘barriga do gigante’ que estaria sendo degradada. A orientação também foi passada para que a Prefeitura de Bofete tome providencias para proteger o patrimônio natural. O despacho é assinado pelo promotor Diego Dutra Goulart.

 

15 anos

O livro de Paulo Ciaccia é objeto de pesquisa, segundo informou, há 15 anos. Recentemente houve uma polemica envolvendo a questão do padroeiro de Botucatu, movimentando o jornalista e historiador Gesiel Junior e Ciaccia sobre quem foi primeiro a Santo, seja no período dos Jesuitas ou com a concessão de terras para Pinheiro Machado, tido na cidade como um dos fundadores de Botucatu.

 

Salaro

O prefeito Ricardo Salaro, de São Manuel, esteve com o governador no ultimo sábado e reivindicou liberação de recursos financeiros para a construção de uma nova creche atendendo os moradores das Vilas São Geraldo, Rica e CDHU II. O governador pediu para agilizar o encaminhamento do pedido com João Cury, na FDE. Salaro tem até sexta-feira, mas já fez a defesa verbal do projeto na visita ao prédio da Pinacoteca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.