Integrantes da Tribo Tupi Guarani, de Itaporanga (SP), estiveram em Botucatu nesta semana, para uma série de apresentações para crianças do Projeto Preservando o Futuro, que faz parte da Ação da Cidadania, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu – APAE.
Representados pelo Cacique AWA-WYTÚ (Homem do Vento), os índios mostraram para as crianças o idioma indígena e sua cultura.
“Ficamos muito felizes com esse convite, pois é uma forma de valorizar a nossa cultura. Somos todos irmãos perante Deus”, afirmou o Cacique.
Além de conversar sobre seus costumes e língua, os índios também dançaram, promoveram brincadeiras com os alunos e fizeram uma pequena demonstração com objetos de caça, como arco, flecha e zarabatana.
O evento fez parte das comemorações ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, e teve como objetivo complementar as ações desenvolvidas dentro da sala de aula, informou as Secretarias de Comunicação e Cultura.
“Com a temática do índio, fizemos algumas atividades de conscientização, conhecemos algumas tribos e realizamos aulas de pintura e confecção de cocar. A visita foi um complemento do que foi mostrado durante das aulas”, informou a coordenadora do Projeto Preservando o Futuro, Talita Caroline Domingues Justino.
Os olhos concentrados dos pequenos revelavam o encanto por estar frente a frente com os povos originais do Brasil. Para Devillyn Cristina Oliveira da Silva, 8 anos, a vivência tornou real algo que ela, até então, só conhecia dos livros.
“Eu estou muito feliz por conhecer os índios de perto. Gostei das brincadeiras e de ver de perto as roupas que eles usam”, finalizou a aluna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.