Estudante de Barra Bonita vai debater sobre trânsito em Leme

0
56
O estudante Willian Rafael Souza dos Santos, de 15 anos, representará Barra Bonita e a região no 3º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, realizado no acampamento Repúbllica Lago, em Leme (SP), entre os dias 6 e 9 de maio.
Aluno da Escola Municipal “Professor Ricieri Moratelli”, ele se juntará a mais 80 jovens da rede pública de ensino, vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de debater soluções para tornar ruas e rodovias mais acessíveis e livres de acidentes.
Willian está matriculado na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, para poder participar do Fórum, apresentou um projeto que levará mudanças expressivas ao tráfego da comunidade: a criação de um estacionamento exclusivo para motocicletas nos arredores da escola.
“Hoje, a passagem de pedestres e a circulação ficam prejudicadas porque carros e motocicletas disputam o mesmo espaço, sem a delimitação das áreas mínimas de circulação. Essa ideia abrange, por enquanto, apenas uma pequena região, mas pretendo expandi-la com apoio do poder público”, explica.
Durante o evento, especialistas em segurança viária e mobilidade apresentarão subsídios para que os participantes possam desenvolver e aprimorar seus projetos.
“Todas as regiões do Brasil apresentam problemas semelhantes, mas ideias distintas e criativas, juntas, promoverão uma grande mudança. Integrar esses jovens, já preocupados com uma questão tão relevante como é o trânsito, resultará em uma sociedade mais humana e preocupada com a segurança coletiva”, afirma Maria José Finardi, coordenador de Sustentabilidade da Arteris.
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris.
O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social.
O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias Estaduais e Federais, proporcionando aos alunos trocar experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.