Com o objetivo de fomentar o debate e a troca de experiências sobre a inserção do jovem no mundo do trabalho, o Senac São Paulo realizará, de 11 a 19 de junho, o evento Transformando Vidas com a Aprendizagem com uma série de palestras, mesas-redondas e conversas em várias unidades da rede localizadas na capital, litoral e em várias cidades do interior, entre elas Botucatu e Avaré.
A iniciativa é gratuita e destina-se a representantes de empresas, órgãos públicos e sociedade civil interessados em conhecer o programa Aprendizagem e obter informações sobre práticas e histórias de sucesso.
Em Botucatu, o evento acontecerá no dia 12 de junho com a palestra O Aprendiz nas Empresas: competências profissionais e o futuro, em dois horários, das 9 às 12 horas no Senac Botucatu. Em Avaré, das 14 às 17 horas, na Associação O Bom Samaritano, com Mônica Santos Martins, docente da área de gestão e negócios da unidade.
A apresentação abordará as transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho, os jovens da atualidade e as habilidades exigidas dos profissionais nas próximas décadas.
Haverá também a exposição Empresas que Transformam Vidas, das 9 às 17 horas. Organizada pelos alunos dos cursos de Aprendizagem, exibe cases de sucesso das empresas que mostram como a atuação profissional e o curso transformaram as suas vidas.
A contratação do jovem aprendiz gera a oportunidade de formar um profissional de acordo com o perfil, características, valores e missão da empresa que o contratou. Em contrapartida, o jovem tem a oportunidade de se desenvolver como um profissional responsável e ético, por meio da formação cidadã nas atividades educacionais no Senac e atuação prática profissional dentro da empresa”, explica Kelvis Rogério Germano, coordenador do programa Aprendizagem do Senac Botucatu.

Sobre o programa Aprendizagem

Por meio do programa Aprendizagem, o Senac São Paulo promove, em parceria com as empresas, a inserção de milhares de jovens no mundo do trabalho, sendo que muitas vezes essa é sua primeira experiência.
O curso é gratuito e a inscrição do aluno deve ser feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz. Possui carga horária de 1.560 horas – 480 horas são teóricas no Senac e 1.080 horas de prática na empresa.
Em 2017, a instituição formou mais de 14 mil jovens em todo o Estado.
O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos incompletos, sendo um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação.
Outras informações sobre como participar do programa Aprendizagem estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/aprendizagem.

 

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.