O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu, no dia 7 de junho, no Salão Nobre da instituição, o evento “Educação Médica Continuada Scicvesp” – 1ª Reunião de Botucatu, com o tema: “Transplante Cardíaco”.
Estiveram presentes médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.
Foram promovidas palestras com os convidados: Dr. Flávio de Souza Brito, professor e médico da Equipe de Transplante Cardíaco do Hospital Albert Einstein e o Dr. Fábio Antônio Gaiotto, professor e médico cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Na oportunidade, o médico e professor aposentado Marcos Augusto de Moraes e Silva, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), foi homenageado pelos serviços prestados a Scicvesp.
O primeiro a falar foi Dr. Flávio Brito, que abordou o tema “Pré e Pós Operatório de Transplante Cardíaco”, destacando as indicações e contraindicações do transplante, além de outras particularidades, como a possível rejeição do novo órgão, a preocupação com infecções, o combate às causas de morte de longo prazo, entre outras.
Em seguida, foi a vez do Dr. Fábio Gaiotto, que tratou dos “Aspectos Cirúrgicos do Transplante Cardíaco”.
Para o Dr. Marcello Laneza Felício, chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HCFMB e coordenador do Departamento de Circulação Extracorpórea e Assistência Mecânica da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo (Scicvesp), o encontro atingiu as expectativas, principalmente no que diz respeito à participação de inscritos.
Havia representantes de diferentes unidades de saúde e de diversas cidades da região de Botucatu.
“O tema discutido tem um apelo social importante. Foi uma grande oportunidade de apresentarmos aos presentes um pouco sobre o mundo dos transplantes cardíacos e ajudá-los a se familiarizar com os principais conceitos, seja na área clínica ou na cirúrgica. Trouxemos pessoas que trabalham com isso em seu dia a dia”, salientou.
O Serviço de Cirurgia Cardíaca do HCFMB já se prepara implantar um Serviço de Transplante Cardíaco no Hospital. “Já percorremos um caminho importante e estamos otimistas”, garante Felício.

 

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.