Meio Ambiente: Os bastidores da informação

0
134
Vale alimentação
A Prefeitura de Botucatu deve concluir o processo de escolha da empresa que vai administrar o Vale Alimentação dos Servidores Municipais. A empresa vencedora do certame deve apresentar uma lista de redes de supermercados que aceitem os cartões da administradora SindiPlus. A cidade tem seis grandes redes de supermercados atuando no setor e a Prefeitura quer pelo menos 4 redes aceitando a administradora.
É Poda Certa
A Prefeitura tem feito o corte e a poda de diversas árvores da espécie Sibipiruna, que nos anos 1970 foram plantadas na cidade. Na rua Curuzu, duas foram retiradas, devido a “agressividade’ das raízes. Munícipes no entanto questionam o fato de arrancar as árvores e deixar parte do tronco na calçada. Marcio Piedade, secretário do Verde, afirmou que a Prefeitura tem analisado diversos equipamentos para a retirada, mas até agora não foi encontrado nenhuma que tenha eficiência.
Tronco
Após a solicitação de corte de arvore, por razões de segurança à residências e rede elétrica feita pela Prefeitura de Botucatu, a retirada do tronco e das raízes que ficam nas calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Essa foi a explicação dada pelo Secretário Marcio “Caco” Piedade, a respeito dos questionamentos dos munícipes, sobre os troncos espalhados na cidade. O curioso nessa questão é que a cidade tem muitos especialistas em poda de árvore.
130 mil
O Secretário de Meio Ambiente, ex-presidente do SOS Cuesta, afirmou que a prefeitura de Botucatu tem trabalhado, não para retirar árvores, mas para ampliar a cobertura vegetal da cidade e reduzir o bolsão de calor que é sentido no verão. Até agora foram plantadas 32 mil árvores e a meta é plantar 130 mil, que significa uma para cada cidadão. Na década de 1980, estudos sobre cobertura vegetal urbana indicava Botucatu como uma das cinco com maior cobertura. 30 anos depois a cidade carece de verde na área urbana.
Cata lixo
No próximo dia 26, ambientalistas de Botucatu farão a retirada de lixo de turistas da região o Aracatu, uma das regiões que vem recebendo turistas, devido à grande quantidade de propriedades que tem cachoeiras e recebem turistas regularmente, de forma individual e coletiva. O grupo que atua nessas campanhas é composto por alunos de turismo e ambientalistas de diversas áreas de atuação, além de membros do Comutur.
Viajando
O prefeito Mário Pardini esteve em Brasília nesta semana. Ele foi apresentar à Secretaria Nacional de Saneamento, o projeto da Represa do Rio Pardo, que vai reduzir os riscos de desabastecimento de água nos próximos 40 anos. O prefeito foi e voltou de carro e foi acompanhado por dois assessores do gabinete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.