Começa neste sábado (04), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Conforme determinação do Ministério da Saúde, a campanha tem como foco imunizar crianças de um até cinco anos incompletos. A meta é que 95% do público alvo seja vacinado em todo o País.
A poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, foi erradicada no Brasil em 1990, mas o Ministério da Saúde orienta que é indispensável a vacinação para garantir que a doença não volte a circular no País. Além da polio, a campanha também irá distribuir a vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.
Durante o mês de agosto, todas as unidades de saúde estarão abertas para a população das 7 horas às 16h30, inclusive no horário do almoço. A Campanha deste ano terá dois dias de mobilização aos sábados: 04 e 18 de agosto. Nestas datas, as Unidades de Saúde atenderão das 8 às 17 horas.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é destinada, principalmente, para as crianças, mas os adultos podem aproveitar o mês de agosto para atualizar suas cadernetas de vacinação.
“Muitas pessoas não sabem ou esquecem que existem vacinas que devem ser tomadas também na fase adulta e ficam suscetíveis a doenças que poderiam ser evitadas. Por isso, os pais e familiares devem aproveitar a oportunidade e atualizar suas carteirinhas”, explica André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.
Para atualizar suas vacinas, o adulto deve procurar uma unidade de saúde e apresentar sua carteira de vacinação e um documento com foto. Caso a pessoa tenha perdido a caderneta, em alguns casos, é possível consultar a situação vacinal do paciente no sistema informatizado da unidade.
As Unidades de Saúde do Município farão uma ação especial durante a Campanha Nacional de Vacinação para imunizar as crianças da zona rural. Nos dias 04 e 18 de agosto (sábado), equipes de Saúde percorrerão fazendas e bairros rurais de Botucatu. Confira os horários e locais onde haverá distribuição de vacinas:

Dia 04 de agosto (sábado)

Unidade de Saúde da Família Jardim Aeroporto:
– Colônia Santa Marina (Clube Japonês) – das 9 horas às 09h30
– Sítio Pinheiro – das 9h45 às 10h15
– Fazenda São José – das 10h30 às 11 horas
– Fazenda Três Sinos – das 14 horas às 14h30
– Bairro Roseira (Capela São Francisco) – das 14h45 às 15h15
– Green Valley – das 15h30 às 16 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.