Saiba mais 
>>Adultos podem atualizar vacinas 
>>Veja locais de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada para vacinar cerca de 6,5 mil crianças de zero a 4 anos e onze meses contra a Poliomielite, Sarampo, Caxumba e Rubéola. Pouco mais de 17% das crianças de um a cinco anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e o sarampo em Botucatu
O numero foi considerado baixo. Apesar dos esforços da equipe de médicos e enfermeiros dos postos de saúde, os pais, mães e responsáveis  não responderam positivamente no ultimo sábado, dia 4 quando aconteceu a primeira mobilização do “Dia D da Vacinação”. A campanha
“Tivemos baixa coberturas vacinal no ultimo sábado (dia 4/8). Precisamos que os pais levem seus filhos menores de cinco anos, para tomar as vacinas, pois as doenças como sarampo e poliomielite estão voltando a ser registrada no Brasil e precisamos criar barreiras”, afirmou  Cristina Heinzle, enfermeira da Secretaria de Saúde que coordena a Campanha de Vacinação.
No ultimo sábado as unidades de saúde na cidade e na zona rural, na região do Distrito de Rubião Junior, houve mobilização da Secretaria de Saúde, mas os pais não responderam positivamente à campanha.
“Queremos evitar que a doença volte ao Brasil. Nós eliminamos a pólio e o sarampo no Brasil, mas corremos o risco de ter o vírus circulando novamente, devido às imigrações que estão acontecendo no mundo, pois o vírus da pólio ainda existe em diversas partes do mundo. Como podemos chegar a qualquer parte do mundo em poucas horas, corremos o risco”, destacou a enfermeira.
O Brasil que tinha eliminado o sarampo, vem registrando diversos casos, principalmente no Norte e Nordeste do Brasil, devido à migração existente nas fronteiras com a Venezuela, Colombia e Suriname, países que vivem risco de guerra civil e de fronteiras e tem levado milhares de pessoas dessas nações a cruzarem a linha de fronteira para se proteger no Brasil. Na Venezuela, desde o ano passado tem sido registradas mortes por sarampo.
Durante entrevista na Radio Clube FM, a enfermeira citou uma experiência familiar com morte de um irmão com complicações do sarampo, aos 9 anos de idade.
“A pólio pode deixar sequelas para o resto da vida e o sarampo pode matar devido a complicações como pneumonia. Meu irmão faleceu aos 9 anos dessa doença, nos anos 1980”, lembrou.
Cristina Heinzle lembra que no dia 18 vai acontecer uma nova mobilização nacional e municipal para fazer a vacinação contra a Poliomielite, Sarampo, caxumba e rubéola. A vacina contra a polio é uma gota e a vacina contra a caxumba, sarampo e rubéola é injetável.
“Não há riscos e poderá ocorrer apenas vermelhidão no local”, lembra. Em relação a crianças com doenças crônicas, a enfermeira destaca que problemas pontuais relacionados a doenças crônicas devem ser informadas para a equipe de atendimento.

podem atualizar a carteira de vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo realizada ate o final do mês é destinada, principalmente, para as crianças, mas os adultos podem aproveitar o mês de agosto para atualizar suas cadernetas de vacinação.
“Muitas pessoas não sabem ou esquecem que existem vacinas que devem ser tomadas também na fase adulta e ficam suscetíveis a doenças que poderiam ser evitadas. Por isso, os pais e familiares devem aproveitar a oportunidade e atualizar suas carteirinhas”, explica André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.
Para atualizar suas vacinas, o adulto deve procurar uma unidade de saúde e apresentar sua carteira de vacinação e um documento com foto. Caso a pessoa tenha perdido a caderneta, em alguns casos, é possível consultar a situação vacinal do paciente no sistema informatizado da unidade.
As Unidades de Saúde do Município farão uma ação especial durante a Campanha Nacional de Vacinação para imunizar as crianças da zona rural. Nos dias 04 e 18 de agosto (sábado), equipes de Saúde percorrerão fazendas e bairros rurais de Botucatu.
  • os horários e locais onde haverá vacinação:

  • Dia 18 de agosto (sábado)
  • Unidade de Saúde da Família de Vitoriana:
  • – Rio Bonito (local: Unidade de Saúde) – das 9 às 10 horas
  • – Porto Said (local: Colônia dos pescadores) – das 10h10 às 11h20
  • – Mina (local: Unidade de Saúde) – das 11h30 às 12h30
  • – Condomínio Alvorada da Barra (Local: Unidade de Saúde) – das 13h45 às 14h45
  • – Porto de Areia Rays (local: Escritório) – das 15 às 15h30
  • – Unidade de Saúde da Família de Rubião Junior:
  • – Fazenda Flamboyant – das 9h30 às 10 horas
  • – Fazenda São Luiz – das 10h30 às 11 horas
  • – Monte Alegre – das 11h30 às 12 horas
  • – Faxinal – das 13h30 às 14 horas
  • – Creche Irmã Ceci – das 14h30 às 15 horas
  • – Bar da Nédema (Chaparral) – das 15h15 às 15h30
  • – Califórnia 1 (Ponto de ônibus) – das 16 às 16h30

(Com Radio Clube FM, jornal Leia Noticias e assessoria PMB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.