Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil-EBC
O Secretario da Casa Civil do Governo do Estado, Aldo Rebelo esteve em Botucatu nesta quarta-feira, 104, fazendo uma palestra sobre o Código Florestal Brasileiro, projeto de lei sancionado pelo Governo Federal, após longa discussão na Câmara Federal. Com a nova lei, houve a regulamentação de áreas destinadas à produção rural e também estabelecem de forma clara áreas de proteção ambiental.
Aldo contou detalhes dos bastidores da discussão e aprovação da lei e fez observações sobre a importância da agricultura e pecuária brasileira no cenário mundial. “O Brasil se impõem no cenário internacional pela sua força na agricultura. Há algum tempo estive na Rússia com a ex-presidente Dilma e Putin (presidente Russo) informou que iria retirar todos as compras dos Estados Unidos e alguns países europeus e transferir para o nosso país”.
Ele discorreu sobre o assunto por cerca de 50 minutos, onde destacou que a lei garante proteção à biodiversidade em geral e ao cultivo de espécies. Ao final da palestra o secretário Aldo Rebelo respondendo perguntas sobre riscos de ocorrer alterações na legislação do Código com um novo governo, o ex-deputado e presidente da Câmara Federal, diz que pode ser proposto, mas entende que a alteração da legislação é difícil, devido às características de encaminhamento no parlamento.
“Creio que qualquer alteração profunda nas políticas públicas para agricultura e meio ambiente tem de passar pelo congresso nacional. Algumas mudanças podem ser feitas, mas uma mudança profunda ou retrocesso na lei não creio que possa ocorrer”.
Também esteve no evento, o deputado estadual Fernando Cury (PPS) que discursou lembrando que depois de aprovada a transferência de terras da União para o Lageado (FCA e FMVZ-Unesp), era a primeira vez que ele estava no Lageado. “Estou muito feliz por reencontrar os diretores da FMVZ, FCA e Instituto de Biociencias e salientar que trabalhamos para transferir os bens da União para os cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária. Achei a palestra do Aldo muito boa, conheci muitos detalhes dessa lei”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.