Fotos: Secretaria de Comunicação


No último sábado, 03, começou mais uma edição da “Operação Viva Verão”, que tem objetivo prevenir os afogamentos em Botucatu e na região. A campanha acontece há quatro anos e orienta a população sobre os riscos de afogamentos em rios, represas e lagoas da Cidade.
Botucatu tem inúmeros leitos de água e cachoeiras, alem de lagos que são usados pela população para lazer nos tempos quentes do final do ano e é quando o risco aumenta, devido as praticas de lazer e esportivas.
A “Operação Viva Verão” é realizada por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, o SAMU192 e a Prefeitura por meio da Defesa Civil e da Guarda Municipal, serviços que atendem os chamados de afogamentos em Botucatu.
Um pedágio educativo foi realizado em diversos pontos da cidade.
“A Operação Viva Verão inicia sempre no primeiro final de semana do Horário de Verão. Desde que começou, há quatro anos, não tivemos mais afogamentos registrados em nossa Cidade. Isso mostra que a ação está sendo bem desenvolvida e que os banhistas estão tomando consciência sobre os cuidados nas áreas de rios, lagos e lagoas. Pedimos que a população continue respeitando os limites para prevenir os afogamentos e possam se divertir de forma segura”, salientou Marcos Leite, Coordenador da Defesa Civil.
Em áreas públicas, como a Orla do Rio Bonito e a Cachoeira Véu da Noiva, foram fixadas placas de sinalização alertando sobre os riscos de afogamento. Em casos de emergência, os banhistas devem acionar os serviços de atendimentos pelos seguintes telefones: 192 Samu, 193 Bombeiros e 199 GCM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.