Alunos de Botucatu, matriculados em universidades e faculdades da região podem se inscrever a partir desta terça-feira, 18, no Programa de Auxílio ao Estudante (PAE), que fornece até 65% do custo de passagem mensal para os estudantes. Inscrições vão até o dia 4 de janeiro de 2019.
O programa objetiva estimular estudantes residentes e nascidos em Botucatu, cursando em faculdades publicas e privadas a concluírem suas formações acadêmicas. O auxilio segue alguns critérios e o auxilio começa em 35% e vai até 65% do valor da passagem mensal, independentemente da distancia entre Botucatu e o local onde está cursando ensino superior.
Segundo Ana Paula Bassetto, da Assessoria de Inclusão Social, podem se inscrever alunos que tenham renda bruta familiar até 3 salários mínimos de S. Paulo. “Temos como base o piso salarial do Estado, hoje em R$ 1.138,38. Podem requerer esse benefício todos os alunos de Botucatu, desde que comprovem a documentação necessária e a renda não ultrapasse três salários mínimos do Estado”, alerta Ana Paula.
As inscrições abrem hoje (18), às 8 horas da manhã e terminam no dia 4 de janeiro, às 16 horas. “O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8 às 16 horas e a documentação deve ser encaminhada para a Assessoria que fica no ‘Centro de Inclusão’, no Bairro Alto, na Avenida Rafael Serra 460”, região Leste de Botucatu.
De acordo com Patrícia Kruppa, também da ‘Assessoria de Inclusão’, existem 23 documentos que são exigências para a inscrição. “Os documentos vão desde comprovantes de renda familiar, residência comprovada em Botucatu entre outros quesitos”, alerta. Na falta de qualquer documento solicitado, o processo é suspenso.
Alunos que não prestaram contas no ano passado, devem regularizar a documentação, pois não será permitido acesso a quem esteja em situação irregular na prestação de contas semestrais, conforme exigência do programa.
“Os interessados devem entrar no site da Prefeitura (Botucatu.sp.gov.br) e no ícone PAE observar e preencher todos os dados, alem de providenciar a documentação. Detalhe que na apresentação do requerimento com formulários preenchidos e cópias dos documentos, sendo que alguns devem ser apresentados também no originais para conferencia da Assessoria”, salientou Ana Paula Bassetto.

Entre 2017 e 2018 houve menos interessados

Nos últimos anos tem diminuído a quantidade de alunos que reivindicam auxílio para custear as viagens para faculdades da região. Essa diminuição, segundo a equipe da assessoria de inclusão está relacionada à crise econômica.
Em 2017, eram 291 pessoas beneficiadas com o PAE e em 2018 foram 256 pessoas. “Devido à expectativa de melhoria da nossa economia, acreditamos que possa aumentar um pouco a quantidade de pessoas interessadas neste ano. Vamos atender a todos, desde que cumpram os prazos, começando nesta terça-feira até o dia 4 de janeiro”, salientou Ana Paula Bassetto.
(com Radio Clube FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.