Fátima Baldini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu e Região | Foto Leia Noticias.
Ter uma gestão efetiva dos recursos financeiros diante de uma competividade cada dia maior é um desafio enfrentado por empresários e profissionais autônomos. Por isso, o planejamento e o controle financeiro são essenciais à vida de todo tipo de organização, seja privada, pública ou do terceiro setor. E é o profissional em finanças que se destaca neste cenário, monitorando diversos serviços, organizando as contas e traçando o melhor caminho para evitar a mortalidade da empresa.
Para 2019, a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), aponta que o ano será de consolidação da retomada da economia brasileira e que beneficiará a geração de emprego e renda, e consequentemente, o consumo. Segundo a entidade, 2018, foi o primeiro ano dessa recuperação.
Fátima Baldini, presidente do Sincomercio Botucatu, enxerga o momento como de extrema importância para contribuir com o aumento da confiança do consumidor que acaba comprando mais por segurança de que conseguirá pagar e do empresariado, que deseja consolidar seu negócio em 2019.
O bom equilíbrio das contas, por exemplo, permite que o empresário consiga trabalhar melhor os preços de seus produtos, ganhando maior competitividade perante a concorrência.
“Por isso, é muito importante para as empresas fazer uma programação de fluxo de caixa para saber administrar as contas ao longo do ano e o que deve entrar de receita”, explica.É de fundamental importância e, um atalho para o sucesso, que o empresariado entenda como administrar bem o caixa do seu negócio, e com isso, valorizar o profissional de finanças”, justifica Fátima.

Senac inicia curso no dia 4 de fevereiro

Atento a esse cenário repleto de oportunidades, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o Técnico em Finanças, que tem início das aulas em 4 de fevereiro. O curso qualifica o aluno por meio de metodologias ativas, com especial atenção na assertividade da administração financeira e dos resultados, a monitorar diversos serviços relacionados aos processos de tesouraria, contas a pagar, contas a receber, captação e aplicação de recursos financeiros e orçamento.
Kelvis Germano, coordenador técnico da área de gestão e negócios da unidade, explica que após a conclusão do curso, o profissional terá muitas possibilidades de trabalho, podendo atuar em estabelecimentos comerciais, agências bancárias e instituições financeiras, organizações públicas, privadas e do terceiro setor, inclusive, em empresas de consultoria e como autônomo.
“O Técnico em Finanças possibilita ao aluno transformar tarefas executadas no dia a dia das empresas em processos ágeis e eficazes, que contribuem para o controle da aplicação de recursos financeiros e das receitas advindas das atividades”, conta Kelvis.

Formação na área

O Senac Botucatu está com inscrições abertas para 14 cursos livres e técnicos para o primeiro trimestre de 2019. Entre as opções, destaca-se a capacitação inédita: Abertura de Empresas: o que devo fazer, com início das aulas para o dia 2 de fevereiro.
O curso prepara o aluno para coletar e fornecer as informações necessárias para a legalização da atividade empresarial, orienta sobre as formas de constituir uma empresa, além de ensinar ao participante quais os registros obrigatórios e as formas de tributação.
Para se inscrever e conferir a programação completa de cursos, inclusive, da área de gestão e negócios, acesse o Portal Senac em www.sp.senac.br/botucatu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.