Gilson Carbinato é gerente do Sebrae Botucatu
O número de empresas que fazem parte do Simples Nacional cresceu 10% em dois anos na região do Sebrae-SP Botucatu, com 18 cidades. São atualmente 34.550 Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas. Em termos gerais foram mais 3.120 novas empresas que as 31.430 registradas em 2016.
Se for considerado apenas os MEIs, o crescimento foi ainda maior: 20,55%, passando de 17.518 para 21.118. A alta segue tendência nacional de crescimento e mostra o aumento do interesse pelo empreendedorismo.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Gilson Carbinatto, a economia brasileira vem apresentando uma recuperação lenta e gradual. Essa recuperação vem sendo puxada por uma modesta melhora no consumo, a partir de pequenos aumentos na renda ao longo do tempo. A inflação sob controle tem contribuído para essa melhora na renda.
Essa recuperação moderada, puxada pela renda, favorece os segmentos que atendem o consumidor final e que dependem da renda para vender mais.
“Os dados tendem a apresentar oportunidades de mercado para os pequenos negócios. Porém, também há precauções a serem tomadas. Empreender é uma atividade que envolve riscos e é preciso correr riscos calculados”, destaca Carbinatto.

AÇÃO CONTRA ‘MORTE’ DA EMPRESA

Uma pesquisa do Sebrae chamada Causa Mortis mostra que o fechamento de empresas está relacionado a três fatores: planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor.
O Sebrae pode ajudar o empresário a se preparar em todos os pontos e fases do negócio, desde a materialização da ideia, orientação para o plano de negócio, estruturação da empresa, cursos, oficinas e consultorias de gestão nas áreas de finanças, marketing, gestão de pessoas, administração geral, produção e qualidade, comércio exterior e jurídico.
O gerente do Sebrae afirma que para 2019 também serão trabalhados atendimento em projetos. Os empresários são reunidos em grupos de acordo com a área de atuação para receber capacitação específica.
“Estamos abertos para parcerias com prefeituras, entidades de classe e associações comerciais para ajudar na melhoria da gestão e inovação das empresas. Empresas mais competitivas geram mais empregos, incrementam a arrecadação municipal e dinamizam a economia local e regional”, afirma.
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu atende 18 cidades. São elas: Anhembi, Arandu, Areiópolis, Avaré, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Jumirim, Laranjal Paulista, Paranapanema, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, Quadra, São Manuel e Torre de Pedra. O Sebrae está localizado na Rua Dr. Costa Leite, 1570, no Centro, telefone (14) 3811-1710 (ramal 4). As ações do Sebrae na região também são divulgadas no Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/erbotucatu/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.