A Trouw Nutrition, empresa de nutrição animal e pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – campus de Botucatu (SP), Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Viçosa, com apoio do Programa Montana, realizam experimento para avaliar estratégias de alimentação visando o aumento na deposição de gordura intramuscular.
“São utilizados animais cruzados, a maioria nascidos entre dezembro 2017 e janeiro de 2018, e o objetivo é avaliar o efeito de diferentes estratégias de nutrição, logo após o nascimento sobre a deposição de gordura intramuscular”, explica Josiane Lage, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Ruminantes da Trouw Nutrition.
“Esperamos abater esses animais próximos de 450 kg. Apesar de ser um peso abaixo do que vem sendo preconizado hoje em dia, são animais com composição corporal bastante satisfatória para produção de carne de qualidade, pois foram suplementados durante toda a fase de cria e imunocastrados no desmame”, explica o professor Otávio Rodrigues Machado Neto, da UNESP Botucatu.
A fase de campo desta pesquisa está sendo conduzida na FMVZ-UNESP Botucatu, com a qual a Trouw Nutrition tem parceria há três anos. A empresa fornece tecnologias para o rebanho comercial da instituição, doando concentrados necessários para a realização de experimentos. Todo o programa de nutrição é feito pela Trouw. Para o experimento atual, o Programa Montana disponibilizou os animais.
“O experimento tem como objetivo melhorar a qualidade da carne e atender a um novo nicho de mercado que cresce e procura carne mais marmorizada, com maior concentração de gordura intramuscular nos cortes nobres”, destaca Josiane Lage
Para a professora Cyntia Ludovico Martins, da UNESP Botucatu, essa parceria proporciona produtos de qualidade, agregando valor aos animais. “Trata-se de uma iniciativa extremamente positiva e inovadora. A universidade ganha muito e os alunos têm a oportunidade de conhecer as tecnologias in loco”, avalia Cyntia Martins.

 

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.