Anhembi recebe no próximo dia 09 de março, a partir das 9h no Alto do Jardim Cruzeiro, o 3º Torneio de Laço Comprido em Vaca Parada.
Nesta edição, o troféu leva o nome do saudoso Clodoveu Machado, pai do atual prefeito Miguel Machado. O evento acontece com o apoio da Prefeitura e da rádio Anhembi FM.
A laçada bovina remonta à época dos tropeiros, viajantes montados, condutores de animais de carga, que cruzavam a região serrana do estado, transportando charque gaúcho para São Paulo. Na lida diária do campo, a prática é utilizada, sobretudo, quando é necessário capturar o animal para remediação de alguma enfermidade ou marcação (procedimento que consiste em marcar o gado para que seja facilmente distinguido da boiada de outro criador).
Passada de geração em geração, a laçada é hoje, inclusive, um reconhecido esporte de competição nos rodeios tradicionais, contando com diferentes modalidades.
Para se obter sucesso na arena, como em todo o esporte, o treino é essencial. É daí que surge a laçada de vaca parada. Tudo começou em Esmeralda (Rio Grande do Sul), na região de Campos de Cima da Serra, na década de 50. Um grupo de peões andava mal na pontaria na hora de laçar o gado para a marcação. Foi então que surgiu a ideia de um treinamento. Um pouco mais tarde no mesmo ano, foi organizada a primeira festa campeira daquele estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.