No sábado (16), antes de iniciar as sessões de hemodiálise no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu uma análise da água apontou que a mesma estava contaminada com ácido peracético, substância usada regularmente no setor para esterilização. O caso passou a ser investigado pela polícia.
Joana Julieta da Veiga disse que tem sido elogiada na rua pelas pessoas, mas não quer ser rotulada como heroína. Disse ao site Agência14News que o cuidado com os pacientes e os procedimentos de segurança são feitos pela equipe diariamente.
Ela também esteve nos estúdios da Rádio Municipalista onde foi convidada a falar do seu ato no Programa jornalístico A Marreta.
“Para mim é uma situação nova (de estar na mídia). A gente acaba não acreditando que isso seja verdade. Não aceito isso tudo. Sei que muitas pessoas olham como uma grandiosidade, mas fiz o meu trabalho como faço todo dia porque eu tento dar o melhor, então chego a ficar um pouco com vergonha. Não sei lidar com isso ainda, mas mudou totalmente a minha rotina; muitas pessoas falando comigo e me procurando, então mudou muito. Fico até sem jeito quando as pessoas elogiam. Acho que a minha ficha não caiu. É estranho as pessoas falarem que você é uma heroína porque salvou pacientes”, comentou.
A técnica de enfermagem diz que o cuidado é diário.
“Todo dia a gente tem esse cuidado. São vidas na mão da gente. Qualquer erro que a gente cometa é uma vida que você vai perder. Quando você liga o paciente na máquina a vida dele está na nossa mão. Um pequeno erro da gente coloca vidas em risco. E eles (pacientes) sabem disso. A gente lida com vidas todos os dias. Por isso precisamos ter o maior cuidado possível. Pode ser um familiar nosso nesse procedimento ou nós mesmos. Então vamos fazer o que queremos que façam pela gente”, destacou.
A principal suspeita é que a substância tenha sido colocada de forma proposital no local. A polícia analisará imagens do hospital para identificar suspeitos.
Mais de 100 pacientes iriam passar pela hemodiálise no sábado. O serviço suspenso no mesmo dia já foi retomado.

 

(do Agencia 14 News e Radio Municipalista)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.