Palestras reuniram nutricionistas e fonoaudiólogas na Central de Aulas da FMB Igor Medeiros/4toques comunicação
Os serviços de Fonoaudiologia e Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveram atividades alusivas para marcar o Dia de Atenção à Disfagia (20 de março), conforme divulgou a assessoria de imprensa da Instituição. A disfagia não é uma doença, mas sim qualquer alteração que dificulte a deglutição, ou seja, o transporte do alimento da boca ao estômago.
A programação, voltada a fonoaudiólogas e nutricionistas, envolveu uma oficina prática de culinária para disfágicos. Além de palestras relacionadas ao tema central da semana: “Comer Bem, Comer com Segurança!”.
Nutricionistas e fonoaudiólogas participaram de oficina prática de culinária voltada a pacientes
Neste ano foram discutidas ainda as implicações da disfagia nos Tumores de Cabeça e Pescoço com a participação de médicos e outros profissionais da equipe multiprofissional do HCFMB.
Os impactos do tratamento de quimioterapia e radioterapia; avaliação e reabilitação fonoaudiológica da deglutição; acolhimento e qualidade de vida do paciente com disfagia foram alguns dos assuntos tratados.
“Na verdade, este é um trabalho de interação que já é feito nos ambulatórios de Disfagia do HCFMB aos pacientes que apresentam esta alteração relacionada a diferentes patologias. O atendimento conjunto das especialidades proporciona um grande benefício ao paciente, seus familiares e à própria equipe. Nosso objetivo é sempre promover uma alimentação via oral segura e com manutenção do estado nutricional”, diz Daniela Biagioni Vulcano, nutricionista do Serviço de Terapia Nutricional do HC.
A disfagia pode estar relacionada a várias doenças em diferentes fases da vida. Doenças neurológicas, respiratórias, malformações e tumores são alguns exemplos que podem comprometer a deglutição. Neste sentido, é importante destacar que familiares e equipes de saúde podem identificar alguns sinais de risco para a disfagia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.