Marildo Barduco
Atletas de mais de 30 cidades competiram no Brasil Ride Trail Rum, em três diferentes distâncias: 20, 16 e 6 km. Na principal delas, a longa, o botucatuense Marildo Barduco e a campineira Ana Paula Pimenta levaram a melhor, garantindo o lugar mais alto do pódio. A próxima etapa está marcada para 5 de maio, em paralelo à realização do Warm Up MTB de Ilhabela (SP).
A vitória de Marildo Barduco, que o consagrou como bicampeão da etapa, foi conquistada em 1h34min26seg, após travar uma bonita disputa com o seu amigo e companheiro de treinos, Alexandre de Oliveira. Pouco mais de meio segundo separou os dois corredores após os 20 km e 590 m de altimetria acumulada. Rodrigo Frare completou o pódio, na terceira colocação, em 1h41min57seg.
“Havia competido nesta etapa em 2018, uma excelente prova, com percurso muito bom e desafiador. Este ano inovaram e colocaram uma subida um pouco mais forte”, disse Barduco. “O Alexandre é um atleta de alto rendimento, experiente neste tipo de disputa. Somos amigos e treinamos juntos aqui em Botucatu. Desde o início da prova, vi que ele estava com um ritmo mais cadenciado, que favorece o atleta e o faz gastar menos energia. Ou seja, bem dosado, o que causa pouco desgaste”, relembrou o bicampeão.
No feminino, Ana Paula Pimenta liderou com folga. A corredora de Campinas (SP) assumiu a ponta da prova no começo e buscou construir sua vantagem a cada quilômetro, para concluir os 20 km em 2h10min58seg.
O pódio da etapa teve ainda Sidneia Cristina Gomes, em 2h22min56seg, e Ana Paula Sampaio, em 2h24min53, na segunda e terceira colocações, respectivamente.
“Foi a minha primeira vez nesta etapa de abertura. Já havia corrido os 70 km da Ultra Trail Run, que encerrou o circuito da Brasil Ride em 2018. Foi isso que me motivou a voltar para Botucatu e competir. A Trail Run da Brasil Ride é muito reconhecida entre os atletas dos esportes de ação e, por isso, estou super feliz. Me sinto honrada de ser a campeã da principal disputa da corrida de montanha do fim de semana”, comemorou Ana Paula.

Demais resultados

Além do top 3 masculino e feminino na distância longa, diversos campeões foram coroados nas mais diferentes categorias por idade das três disputas, 20, 16 e 6 km. Na média (16 km e altimetria de 386 m), os primeiros a cruzar a linha de chegada foram Cassiano Narciso (25 a 34 anos), em 1h12min54seg, e Luciana Barbosa (45 a 54 anos), em 1h40min02seg, que ficou poucos segundos à frente de Telma Fernandes (35 a 44 anos), com o tempo de 1h40min04seg, e de Nadia Lemes (25 a 34 anos), em 1h40min31seg.
Na distância curta, de 6 km, com altimetria acumulada de 160 m, os mais rápidos foram Mario Bruder (35 a 44 anos), em 27min43seg, e Sandra Bordignon (45 a 54 anos), em 36min08seg.
Ambos protagonizaram disputas emocionantes com adversários de outras faixas etárias pela vitória simbólica. Enquanto Mario ficou apenas 16 segundos à frente de Daniel Motolo, vencedor entre 25 a 34 anos, Sandra superou por 28 segundos a corredora Aline Lopreto, campeã entre 35 e 44 anos.
A primeira etapa da Brasil Ride Trail Run Series, organizada pela Brasil Ride, contou com os patrocínios de Botucatu, Land Rover e Unidas – Aluguel de Carros. Full Gas, SABESP, Governo do Estado de São Paulo e Red Bull foram os apoiadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.