Ação contra a dengue
Botucatu registrou um caso de Chikungunya na Cidade. Segundo o Centro de Verificação de Endemias, da Secretaria de Saúde, o caso foi registrado  em Janeiro. Por outro lado, Município já registrou neste ano 39 casos de dengue autóctone e 19 importados.
A notificação da doença, transmitida pelos mosquitos da espécie Aedes Egypti e Aedes Albopictus foi registrado na região Leste de Botucatu, em uma mulher. A Secretaria de Comunicação confirmou o caso e vai emitir uma nota nesta quinta-feira, 18, sobre os procedimentos tomados.
Na região sob jurisdição do GVE-Botucatu, Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, foram registrados casos da doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, em 4 cidades, mas os casos que mais chamam a atenção estão em Conchas e Avaré.
Segundo o GVE, Conchas registrou 6 casos, Avaré 3, Águas de Santa Bárbara (1) e Itaporanga (2)

 

SINTOMAS DA CHIKUNGUNYA

Arte: Fundação Owaldo Cruz – Fiocruz

febre chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.

Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito.

O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas, informa o site da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz

 

(Com jornal Leia Noticias e Radio Clube FM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.