A partir desta segunda-feira, 13, Botucatu recebe diversas atividades em alusão a 17ª Semana Nacional de Museus. Neste ano, a Semana abordará o tema “Museus como núcleos culturais – o futuro das tradições”.
Também vai ser realizado um encontro entre os museus de Botucatu e São Manuel. O município de São Manuel preparou uma programação como parte da 17ª Semana Nacional de Museus, através do Museu Histórico e Pedagógico “Pe. Manoel da Nóbrega”.
Em São Manuel está aberta a exposição Colorindo Mundo Animal do artista plástico Gustavo Varoli, cujo o colorido expressa sensações de alegria, amor, prazer e amizade. A exposição vai até 31 de maio.
O Fórum das Artes de Botucatu receberá a seguinte programação:
13/05 – Palestra de conservação preventiva e soluções de manuseio para acervos em papel Horário: 14 às 16h;
14/05 – Encontro com educadores da rede municipal de ensino Horário: 18 às 20h;
15/05 – Ação educativa: intercâmbio de museus MHP Padre Manuel da Nóbrega (São Manuel) MAC Itajahy Martins (Botucatu) Horário: 10h;
16/05 – Oficina de embalagem para obras de papel Horário: 18h30 às 20h30.
No domingo, 19, o Mercado Municipal “Vereador Progresso Garcia” realizará a abertura da exposição “Pilão, ritual e afeto”, a partir das 10 horas.
Mais informações e inscrições para os eventos, que são gratuitos e abertos a toda a população, através do e-mail forumdasartes@botucatu.sp.gov.br ou do telefone (14) 3811-1481.

 

SÃO MANUEL PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

O município de São Manuel preparou uma programação como parte da 17ª Semana Nacional de Museus, através do Museu Histórico e Pedagógico “Pe. Manoel da Nóbrega”.

Está aberta a exposição Colorindo Mundo Animal do artista plástico Gustavo Varoli, cujo o colorido expressa sensações de alegria, amor, prazer e amizade. A exposição vai até 31 de maio.

Na próxima quarta-feira, 15, às 09h, haverá a mostra O Café no Museu: Um encontro da história com o sabor.

Neste evento, serão desvendados alguns segredos para o preparo de um bom café, como o preparo do solo, a colheita dos grãos e a torragem, técnicas guardadas por quem tem no café o seu ofício.

Após este encontro, haverá o “intercâmbio museal”, com a transposição do Acervo Pilões do Café do museu local para a Exposição Pilão, que será aberta no próximo dia 19 no Mercado Municipal “Vereador Progresso Garcia”, em Botucatu.

A 17ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Ministério da Cidadania, Instituto Brasileiro de Museus, Sistema Brasileiro de Museus e Diretoria Municipal de Cultura.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SÃO MANUEL

Exposição Colorindo Mundo Animal
03/05 a 31/05
De terça a sexta-feira das 08h às 16h45; sábado das 08h às 12h; domingo das 17h às 21h
Encontro O Café no Museu: Um encontro da história com o sabor
15/05
09h às 10h
O Museu Histórico e Pedagógico “Pe. Manoel da Nóbrega” fica na Rua Gomes de Faria, nº 348, Centro, São Manuel. Mais informações pelo telefone 3841-4900.
Intercâmbio Museal
15/05
10h às 11h
Exposição Pilão
19/05 a 04/08
08h às 17h
O Mercado Municipal “Vereador Progresso Garcia” fica na Rua Rangel Pestana, s/nº, Centro, Botucatu.
A entrada é franca para todos os eventos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.