Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas do estado de SP nas cidades Cesário Lange, Pardinho e Águas de Santa Bárbara, o Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei Rouanet e com apoio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).
O projeto visa trabalhar com crianças e jovens um olhar mais sensível e empático em relação ao mundo.
Educadores da organização ensinarão técnicas de fotografia para os participantes com a proposta de elas serem aplicadas de forma crítica e reflexiva.
Parte da aula acontecerá dentro do caminhão da fotografia, onde os alunos vivenciarão o funcionamento do interior de uma câmera fotográfica.
Depois de aprenderem sobre a formação da imagem, eles serão os fotógrafos, retratando o “caminho para o futuro”, junto com uma legenda, o que compõe uma exposição na escola ao final do projeto.
Ainda que as oficinas ensinem técnicas fotográficas, elas têm como principal objetivo mudar a forma com que as pessoas se relacionam com essa ferramenta, percebendo o poder que ela tem de transmitir mensagens poderosas ao mundo e mudar realidades.
“O impacto do projeto nas escolas é incrível! No momento da exposição, os alunos percebem o quanto é importante a mensagem que eles passaram por suas fotografias, a importância do que eles pensam e o tamanho do valor da opinião deles dentro da escola”, conta Andreza Portela, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.

APRENDIZADO PARA OS PROFESSORES

Não são só os alunos que aprenderão com as oficinas do FotoArte. Também haverá uma ação com os professores das escolas.
Eles serão capacitados em oficinas com conteúdo exclusivo, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula para suas próprias disciplinas.
Atividades acontecerão nas seguintes escolas:
Escola: EMEF Prefeito João Corulli – 13 e 14 de maio de 2019
Endereço: R. Euzébio da Rocha Camargo, 100, Centro, Pardinho/SP
Escola: EMEF Paulo Ap. Silvério – 16 e 17 de maio de 2019
Endereço: Rua Ceará, 250, Jardim Sotero Costa, Águas de Santa Bárbara/SP
Escola: EMEF Natan Pires da Silva – 17 e 18 de junho de 2019
Endereço: Rua Úrsula Sablevicius, 320, Vila Nova, Cesário Lange/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.