Valdir Paixão, Secretário Municipal Educação de Botucatu
Na última semana, o Secretário Municipal de Educação, Valdir Paixão, apresentou ao Prefeito Mario Pardini, o SIMMEI, Sistema Integrado de Monitoramento de Matrícula da Educação Infantil. 
O programa, desenvolvido pelo servidor da área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação Municipal, Alex Porcena, é um software de gestão, que tem como objetivo controlar o cadastramento de crianças na Central de Vagas da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, trazendo mais transparência e melhor controle na gestão dos dados.
O sistema será responsável pelo cadastramento de interessados em uma vaga na educação infantil, além do controle de disponibilidade de vagas de acordo com as preferências dos pais ou responsável e da posição do aluno na lista, agilizando o processo de matrícula.
A novidade também irá gerar um protocolo, onde o responsável poderá acompanhar a lista da Central de Vagas através de uma página web, o que tornará o processo mais transparente.
Alex Porcena, da Secretaria de Educação de Botucatu
“Por haver uma integração com o sistema de matrículas utilizado pela Rede Municipal, o SIMMEI vai garantir que todo aluno inscrito na Educação Infantil passe obrigatoriamente pela lista de espera antes de ser matriculado, o que permitirá um controle maior dos processos de gestão dessas informações, permitindo que os recursos para criação de novas unidades e vagas sejam melhor aplicados pelo Município”, explica Alex Porcena.
O sistema será implantado na Rede Municipal de Ensino neste segundo semestre e a partir das novas inscrições para as Creches e Escolas de Educação Infantil para 2020, que serão realizadas em setembro, será possível a divulgação das listas de espera deste segmento.
Além do monitoramento de vagas da Educação Infantil, serão disponibilizados sistemas de gerenciamento de dados dos alunos do Ensino Fundamental I, II e EJA, alunos da Educação Especial, sistemas de cadastro de notas e faltas, sistema de padronização de documentos, de acompanhamento funcional por unidade escolar, de pedido e entrega do uniforme escolar, de gerenciamento de bibliotecas e salas de leitura, de acompanhamento da Supervisão de Ensino e gestão dos simulados internos aplicados pela Rede.

 

INTEGRANDO A REDE MUNICIPAL

O Secretário Valdir Paixão e Alex Porcena relataram que o sistema de gestão abre ‘áreas de administração’ por camadas de uso destinado ao publico que vai dos alunos, pais e aos professores, supervisores, diretores e servidores, além do Secretário Municipal de Educação que poderão acessar dados por unidade escolar.
“É uma ferramente importantíssima, permite uma gestão mais precisa e um planejamento mais efetivo da Educação (Municipal). Não há como fazermos planejamento, previsões orçamentárias mais precisas. Sem dados em mãos é difícil e demorado para o gestor. Esse sistema vai nos permitir dados concretos na rede municipal de ensino”.
.

 

(Da assessoria da Prefeitura e Radio Clube FM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.