Um dos mais tradicionais eventos religiosos do Estado de São Paulo, a Festa do Divino Espírito Santo de Anhembi acontece de 07 a 09 de junho. O espetáculo com mais de 150 anos de história é o maior do calendário da cidade e reúne milhares de turistas e devotos.
O auge das festividades, o Encontro das Canoas, acontece no sábado, dia 08, às 16h às margens do Rio Tietê.
A beira do rio, na velha ponte e em qualquer outro espaço ao redor, o público vibra com o momento. Ainda no sábado, tem atividades logo cedo no salão paroquial e às 18h missa campal em frente a Igreja Matriz.
No domingo, dia 09, às 10h tem missa com a Irmandade, comes e bebes no salão e o encerramento das festividades com a procissão, seguida de Santa Missa e Coroação de Nossa Senhora dos Remédios.
Logo após o Encontro, os irmãos seguem abençoando os fiéis que se deitam no chão pedindo graças ao Divino, os chamados ‘Amortalhados’, e seguem em direção a igreja. Desde a derrubada das canoas, no dia 03 de maio, a cidade passa a viver a atmosfera da festa.
No dia 16, os devotos iniciaram a preparação dos doces – tidos como sagrados – e no dia 25 a irmandade embarcou para a jornada que percorre diversas cidades da região cumprindo a promessa, os chamados ‘pousos’, que vão até o dia 03, quando acontece o desembarque.
Para encerrar a jornada, este ano a recepção pelo desembarque acontece no Paço Municipal na próxima segunda-feira, 03, onde serão recebidos com grande festa. Antes, no sábado, dia 01, acontece o Leilão do Gado no salão da Casa do Divino.

CIDADE MOBILIZADA PARA A FESTA

A Festa do Divino mobiliza toda a população. No CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), por exemplo, as alunas do curso de Artesanato prepararam uma série de lembranças referentes ao Divino que serão vendidas no dia. Diversos comerciantes também aproveitam a oportunidade para ampliarem a renda nos dias de festa.
Com a expectativa de receber um público ainda maior este ano, o departamento de Turismo ampliou as ações. A pedido do departamento, a Marinha do Brasil dará um suporte especial no dia do Encontro impedindo que a presença de barcos, jet-skis e lanchas atrapalhem a visão dos demais espectadores garantindo um espetáculo ainda mais bonito e organizado. A corporação terá 23 homens e três embarcações.
“A Festa do Divino é o maior evento de Anhembi e é uma oportunidade única de trazer divisas para comerciantes e todo município. Estamos dando todo apoio necessário para que em 2019 tenhamos ainda mais turistas”, comentou o prefeito Miguel Machado.
Para receber bem quem chega na cidade foi ativado também o PIT (Ponto de Informações Turísticas) que estará permanentemente na rodoviária. A Prefeitura também investiu este ano em publicidade. Desde 1986, a celebração compõe o calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.