Ipanema | Divulgação
A Embraer e a WEG anunciaram que vão desenvolver, em Botucatu, um avião totalmente elétrico. Esse avião será experimental e terá como base o Ipanema, avião agrícola desenvolvido pela Embraer e que deve fazer seu primeiro vôo no ano que vem, 2020.
O anuncio do desenvolvimento desse motor elétrico para aviação foi feito pelas duas empresas, no final de maio. O acordo de cooperação cientifica e tecnologica será o primeiro projeto das duas empresas no setor.
“Escolhemos o Ipanema pois é a nossa plataforma que requer poucas modificações para receber os sistemas de propulsão elétrica. Será um protótipo com sistema dimencionado para testar a tecnologia em voos curtos, de 30 minutos”, explicou Daniel Moczydlower, vice presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer.
O trabalho para desenvolver o avião elétrico começou a ser planejado em 2016.
“O demonstrador já está pronto na fábrica da Embraer em Botucatu, onde o Ipanema é fabricado. Só falta receber o sistema de propulsão da WEG”,completou o vice presidente da empresa aeronáutica.

ÁLCOOL E ENERGIA:
O PIONEIRISMO DO IPANEMA

O Ipanema já foi um pioneiro mundial no uso de etanol como combustivel. O modelo a Etanol foi lançado oficialmente em 2004. O motor foi desenvolvido pela Lycoming, que também aceita combustível para aviação.
O Ipanema foi criado no final de 1960 e emprestou o nome da Fazenda Ipanema, em Sorocaba, onde foi testado pelo ITA, entre 1970 e 1972, quando começou a ser comercializado.

PROJETO SEM BOEING
O projeto Ipanema elétrico é cem por centro desenvolvido pela Embraer e não terá participação da Boeing, que adquiriu a linha de aviões a jato comercial.
A WEG informou que será o seu primeiro projeto na aviação. O projeto vai usar a experiencia acumulada da empresa de Santa Catarina, já desenvolvida no setor de carros, caminhões, ônibus e barcos.
“Vamos elevar a capacidade tecnológica da WEG, da Embraer e do Brasil, levando nosso país a um patamar ainda mais competitivo”, disse o Superintendente da WEG Automação, Manfred Johann.

 

 

(com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.