Na última semana, dando continuidade às atividades do Projeto “Vovô e Vovó de volta à escola”, aproximadamente trinta avós do CEI Horeste Spadotto, na Vila Ferroviária, visitaram a Cozinha Piloto da Secretaria Municipal de Educação, onde são preparadas as refeições e pães da merenda escolar.
Recepcionados pela nutricionista Meire Gea, os avós visitaram as instalações e os equipamentos utilizados pela Cozinha Piloto e também conheceram o cardápio oferecido aos alunos.
“A visita foi muito importante, pois, como o próprio nome diz, o projeto tem como objetivo trazer o vovô e a vovó de volta à escola para promover asocialização e integração, através de situações reais do contexto social, onde as crianças aprenderão através de suas experiências”, comentou Janaina Marqueti de Brito, do Núcleo de Projetos e responsável pela implantação do projeto.
A merenda escolar é composta pela Cozinha Piloto, padaria, depósitos e administração. O preparo das refeições é centralizado na cozinha e atualmente atende aproximadamente 23 mil alunos do Ensino Fundamental, Infantil, Médio Supletivo, instituições e projetos sociais.
As refeições são preparadas de acordo com o cardápio balanceado, elaborado por uma nutricionista e que varia de acordo com a idade do aluno.
A Agricultura Familiar atende parte dessas refeições com a oferta de hortaliças, frutas e legumes (alface, tomate, chicória, rúcula, agrião, banana, maçã, melancia, mexerica, ameixa, pêssego, dentre outras) que são enviados às escolas.
Os Centros de Educação Infantil, que atendem aproximadamente 3 mil crianças do berçário ao maternal, recebem os produtos para preparo da refeição na própria unidade escolar. Os gêneros alimentícios não perecíveis são enviados mensalmente e os perecíveis (leite, carne, frutas, hortaliças e legumes), semanalmente.
A padaria produz 23 mil pães diariamente, das seguintes variedades: pães de leite, mandioca, milho, pão de minuto, batata, batata doce e cenoura. Eles são distribuídos para escolas estaduais (ensino fundamental e médio), municipais (creches, EMEIs, EMEFs, EMEFEIs e Supletivos), entidades e projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.