A produção artística local e regional terá uma fonte certa de fomento para o próximo ano. Visando a transparência nas suas contratações, o SESI abre as inscrições para o Edital Território de Arte e Cultura.
Nele, grupos e companhias teatrais, bandas, artistas solos e contadores de história podem submeter seus projetos culturais até o dia 16 de agosto, exclusivamente pelo sistema de captação (https://captacaoprojetosculturais.sesisp.org.br/default.aspx).
Os selecionados, após negociação de cachê, vão fazer parte da programação cultural de 2020 das unidades do SESI espalhadas por todo o Estado de São Paulo, o que inclui Centros de Atividades e Estações de Cultura.
A lista com os habilitados será divulgada no dia 25 de outubro. O edital abrange três linguagens artísticas (artes cênicas, música e literatura) e sete polos regionais, que dividem as cidades onde as atrações poderão se apresentar.
Cada polo corresponde a uma mesorregião do Estado como as de São José dos Campos, Bauru, Araraquara, Campinas, Piracicaba, Marília, Grande São Paulo e Alto Tietê e ABCD. Um mesmo grupo ou artista pode se inscrever em mais de um polo.
“O Edital Território SESI-SP de Arte e Cultura tem uma missão muito clara no fortalecimento da produção artística regional, para a manutenção de sua identidade e de características que a torna tão rica e expressiva em seus locais de pertencimento. Ao se abrir para o recebimento de projetos de grupos, artistas e companhias ainda fora dos grandes circuitos da indústria cultural, o SESI-SP espera ser mais que uma figura de apoio e fomento para a continuidade dessas práticas, mas, acima de tudo, garantir o espaço de apropriação e de articulação da arte regional”, reforça Débora Viana, Gerente Executiva de Cultura do SESI-SP.
Na linguagem de Artes Cênicas, os curadores do SESI-SP esperam receber propostas de espetáculos teatrais nas mais variadas técnicas como teatro, teatro-dança, dança, circo-teatro, performances, teatro de rua, teatro de bonecos e formas animadas.
A modalidade de música também promete ser eclética e abrir espaço para shows nos mais variados ritmos e formações. Por fim, a área de Literatura aguarda projetos de Narração de Histórias, que busquem promover a interação dos contadores de história com o público, contemplando elementos da cultura popular e que despertem o interesse pelo livro e pela leitura.
Antes de efetuar a inscrição é importante que o proponente entenda todas as condições e detalhes presentes no edital. O documento para consulta está disponível na página https://www.sesisp.org.br/cultura/editais.

 

(da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.