Região da Cetesb de Botucatu | Clique nas imagens para ampliar
O
Município de Botucatu continua manejando bem o aterro sanitário de Botucatu, na avaliação da CETESB no relatório “Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos – IQR”, iniciado em 2012. O Aterro de Botucatu, segundo os dados divulgados pelo órgão movimenta 125 toneladas diárias de lixo.
Botucatu, conforme os dados da CETESB, maneja adequadamente seus resíduos e foi bem avaliada no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, segundo informou a diretora presidente da CETESB, Patrícia Iglécias.
“A cidade de Botucatu dispôs adequadamente seus resíduos e foi avaliada com uma nota de 9.5, num total de 10.0. A cidade, nos últimos anos, vem fazendo corretamente a lição de casa. Em 2017 e 2016 obteve nota 9.7”, informou. A variação foi de 2 décimos.
O Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2018 movimentou técnicos da CETESB e avaliou 645 municípios. Conforme os dados, 612 Cidades realizam o descarte corretamente em aterros certificados pela CETESB.
A presidente da CETESB informou que foram ampliadas as ações em aterros e que a maioria da população paulista não esta exposta a manejamentos ambientais que oferecem riscos de contaminação e poluentes.
“O estudo elaborado pelos técnicos da CETESB indica que em 2018, 97,8% das 40,7 mil toneladas geradas diariamente no Estado foram dispostas em aterros avaliados como adequados. A população urbana atendida por aterros com disposição adequada, entre 2011 e 2018, passou de 81,8% de habitantes servidos para 97,5%”.

SECRETÁRIO DO VERDE DESTACA AÇÕES NA CIDADE

Marcio Piedade (Caco), pede que população use corretamente as lixeiras de recicláveis
Marcio Piedade (Caco), é Secretario do Verde e Agricultura de Botucatu
O Secretário do Verde de Botucatu, Márcio Piedade, afirmou que a avaliação divulgada no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, mostra o esforço do município para oferecer controle ambiental no tratamento do lixo urbano.
“Achei excepcional para a nossa Cidade a divulgação desse resultado da CETESB. Bom seria termos a nota 10, mas estamos mantendo a qualidade do manejo ambiental em nosso Aterro. Isso se reflete em nossas boas notas no Município Verde e Azul, mas não fazemos manejos de olho nessa premiação. Há muitos anos temos um esforço para reduzirmos o impacto dos resíduos urbanos”, afirmou.
O Secretário Márcio Piedade destacou que todos os dias o lixo é coberto com terra e compactado, além de existir controle de chorume adequado e tanque para coleta de descarte correto desse material altamente poluente.
(com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.