Na última sexta-feira, 2 de agosto, foi realizada a cerimônia de inauguração da Pinacoteca Fórum das Artes, no prédio do antigo Fórum de Justiça, projeto de autoria do escritório Ramos de Azevedo, principal ícone da arquitetura do século XX, e cedido pelo Governo do Estado para Botucatu, com finalidades culturais e educativas.
Para viabilizar a abertura da Pinacoteca, a AFA – Associação Fórum das Artes, teve um projeto aprovado na “Lei Rouanet”, que possibilita envolver a iniciativa privada neste grande empreendimento cultural, com aportes financeiros, descontados no imposto de renda devido.
Uma das empresas patrocinadoras do projeto é a Caio Induscar, fabricante de ônibus e veículos especiais, através da Lei Rouanet.
A Caio Induscar, fabricante de ônibus, como patrocinadora foi representada pelos diretores Maurício Lourenço da Cunha e Simonetta Pucciarini Cunha.
“É uma grande satisfação podermos participar e apoiar este projeto tão importante para a cidade de Botucatu e região. A Caio é uma marca com mais de 73 anos de história no Brasil. Um dos pilares de nossa missão é fomentar projetos que visem o bem-estar de nossos colaboradores e da comunidade. Estamos orgulhosos em fazer parte desse momento histórico de um espaço de abrangência regional, que irá proporcionar a todos, exposições e uma programação cultural diversificada; um conhecimento imensurável. Este é um presente que ficará para gerações e mais gerações”, afirmou o diretor Industrial Mauricio Cunha.
O evento contou com a participação do prefeito municipal de Botucatu, Mário Eduardo Pardini; do coordenador da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Antonio Lessa; do diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, Jochen Volz; de vereadores, secretários municipais, autoridades e patrocinadores.
A Pinacoteca Fórum das Artes é a primeira fora da capital paulista e a segunda no Estado de São Paulo. O espaço é um complexo cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, que sediará o MAC – Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, exposições da Pinacoteca de São Paulo e de outras Instituições afins, e mostras temporárias de artistas locais.
No prédio anexo está a Galeria Fórum das Artes, que sediará projetos de Arte Contemporânea.

PARCERIAS

De acordo com a Diretora de Patrimônio da Pinacoteca Fórum das Artes, Cláudia Bassetto, o aporte da Caio Induscar foi fundamental para viabilizar as exposições no local.
“Além disso, a empresa também se mostrou ainda mais parceira da Pinacoteca de Botucatu, adotando a praça do local para manutenção do paisagismo, que já se tornou um dos cartões postais da cidade”, enfatizou.

EXPOSIÇÕES

A partir do dia 3 de agosto, a Pinacoteca Fórum das Artes foi aberta ao público com a exposição “Figura e modernidade”, do escultor francês Auguste Rodin. Na oportunidade, também foi reaberta a sede definitiva do MAC Itajahy Martins, com as exposições:
• “Diálogos em contexto”, com obras de acervo próprio;
• “Memorial Itajahy Martins”, que conta com gravuras e objetos do fundador, doados pelo artista e pela família;
• “A Casa: jogos de luz & cor”, de Amélia Piza, artista plástica botucatuense, a primeira diretora do MAC;
Na Galeria Fórum das Artes está a mostra “Conexão Gráfica”, com gravuras doadas pelo Instituto Itaú Cultural.

(com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.