A Companhia Beira Serra de Circo e Teatro retorna a Botucatu para apresentar o “Circo da Cuesta”, trabalho inédito desenvolvido pelos artistas botucatuenses através do projeto SESI Viagem Teatral 2019.
As apresentações têm entrada gratuita e acontecerão no Ginásio do SESI de Botucatu, na sexta-feira (23), às 20h, e no sábado (24), às 16h.
O ‘Circo da Cuesta’ reúne sete artistas no palco, que se dividem entre apresentações de acrobacias, malabares, mágicas, equilíbrio, música e palhaçadas, para contar uma história que se passa no vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra – um local inspirado nas vilas e municípios da Cuesta paulista – onde uma turma de caipiras se juntou para organizar uma festa de quermesse e acabam se deparando com a ausência dos artistas circenses contratados para animar o evento.
“O Circo da Cuesta é fruto de um desejo antigo da Cia. Beira Serra: criar um espetáculo, ou uma quermesse, que falasse de nós mesmos e, consequentemente, da nossa terra. Todos os integrantes do elenco têm um vínculo muito forte com a cidade de Botucatu. A raiz dessas relações, da cultura caipira e do circo é a nossa matéria prima”, definem os dramaturgos do espetáculo Fernando Vasques e MiMi Tortorella, que também são fundadores da Companhia e estarão em cena.
Além dos artistas em palco, o ‘Circo da Cuesta’ envolve uma grande equipe nos bastidores – que conta, por exemplo, com Direção de Ronaldo Aguiar, profundo conhecedor da linguagem cômica e da palhaçaria, e a culinarista Tereza Telles, responsável pela feitura de quitutes tradicionais do universo interiorano que serão distribuídos aos espectadores em cada apresentação nas unidades do SESI.
“Por ser um elenco grande, o ‘Circo da Cuesta’ necessitava de um aporte significativo para sua realização e que foi alcançado pelo projeto SESI Viagem Teatral 2019, para montagem e circulação de espetáculos pelo interior de São Paulo”, destaca Fernando.
A atriz e dramaturga MiMi ressalta  que “o processo de criação [do Circo da Cuesta] é colaborativo e a criação das cenas articula os materiais e recursos artísticos de cada um”. Ela e Fernando Vasques organizaram o roteiro, para que o diretor Ronaldo Aguiar pudesse “lapidar” o espetáculo.
O espetáculo estreou em São Bernardo do Campo e em setembro ainda passará pelas unidades do SESI de São José dos Campos, Itapetininga, Franca e Araraquara.

 

Agenda do espetáculo ‘Circo da Cuesta’

SESI Botucatu
Rua Celso Cariola, 60 – Conj. Hab. Eng. Francisco Blasi
23 e 24 de agosto – Sexta 20h e sábado 16h

Teatro SESI São José dos Campos
Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos
06 e 07 de setembro – Sexta e sábado 20h

Teatro SESI Itapetininga
Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vl. Rio Branco
13 e 14 de setembro – Sexta 15h e sábado 16h

Teatro SESI Franca
Av. Santa Cruz, 2870 – Jd. Centenário
21 e 22 de setembro – Sábado e domingo 16h

Teatro SESI Araraquara
Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jd. Floridiana
27 e 28 de setembro – Sexta 15h e Sábado 20h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.