Na manhã do dia 14, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) sediou a cerimônia de lançamento do “Manual de Orientações Multidisciplinares para Pacientes Pós-AVC”.
O material tem o objetivo de melhorar o cuidado aos pacientes que estão nessa condição, auxiliar os profissionais da equipe multiprofissional envolvidos neste atendimento e trazer orientações aos cuidadores destes pacientes.
O manual, pioneiro no interior paulista, é fruto de uma dissertação de mestrado da terapeuta ocupacional da Unidade de AVC, Natália Andrade de Camargo, com a contribuição de toda a equipe multiprofissional do setor.
O Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, falou que o lançamento do manual constitui um importante evento, pois mostra a capacidade das Instituições (FMB, HCFMB e Famesp) de “unir pessoas”. Para ele, o material poderá representar um avanço no tratamento da doença dentro da Unidade de AVC do Hospital.
“Hoje nós somos referência em relação ao tratamento do AVC graças à iniciativa de pessoas como o Bazan (Dr. Rodrigo Bazan – coordenador da Unidade de AVC do HCFMB) que tiveram coragem de propor situações novas, que encaramos pelo bem do paciente e da assistência”, pontuou.
Para a Diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), o manual é importante para a própria vida, uma vez que ela convive com um familiar vítima de AVC.
“O manual é um cuidado, um carinho com as famílias, com os cuidadores, então só podemos parabenizar à equipe”, ressaltou. “Esse trabalho de traduzir a ciência, os protocolos, as diretrizes pra uma linguagem que as famílias possam compreender e se beneficiar é um trabalho árduo, mas absolutamente necessário”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.