Valdinei Campanucci. coordenador da VAS
A Vigilância Ambiental em Saúde imunizou 24.388 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos em Botucatu. Foram 20.089 cães e 4.299 gatos nas ações realizadas nas áreas urbana e rural. Em 2018 foram imunizados 22.027 animais.
“Consideramos uma ótima cobertura vacinal da população estimada de cães e gatos. Os números mostram que os tutores destes animais estão conscientes da importância de manter atualizada a vacinação antirrábica. Há mais de trinta anos não temos o vírus rábico circulando entre os cães e gatos em Botucatu, mas o vírus é presente entre os morcegos, por isso é importante mantermos os animais vacinados, pois se eles tiverem um contato acidental com morcegos ou outros mamíferos infectados, estarão protegidos”, destacou Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.
A etapa urbana da vacinação antirrábica foi realizada em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu. A Vigilância contou ainda com parcerias importantes para manter os 70 postos móveis de vacinação.
Valdinei contabilizou em relação à vacinação de  2018 e 2019, ter ocorrido um crescimento de aproximadamente 11%. Durante uma entrevista na Rádio Clube FM, na manhã desta quarta-feira, ele ainda lembrou que o Instituto Pasteur e o Grupo de Vigilância Epidemiológica conseguiu 2 mil doses extras de vacina para uso em Botucatu. O Estado de S. Paulo e o Brasil estão com falta de vacinas antirrábicas.
“Sabemos que o Estado de São Paulo sofre com o desabastecimento de vacina antirrábica, mas como o Município se planejou e fez o pedido das doses para atender a programação antecipadamente, o foi possível a realização integral da campanha. Vale ressaltar que o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) articulou, junto ao Instituto Pasteur, o remanejamento de outras 2 mil doses de vacina para atender os postos permanentes do Canil Municipal e aqueles que ainda atenderão nos próximos sábados do mês de setembro”, completou Valdinei.

VACINA CONTRA RAIVA NO CANIL E NA SAÚDE

Nos próximos sábados, dias 21 e 28 de setembro, a campanha de vacinação continua para aqueles proprietários que perderam a vacinação nos postos volantes.
A ação será das 8 às 13 horas na Secretaria da Saúde (Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores).
O Canil Municipal também é um posto permanente de vacinação antirrábica, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na Avenida Itália, s/n – Lavapés.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.