Com o encerramento em definitivo da Duratex em Botucatu e a venda de florestas de pinus e eucalipto, entre outras espécies vegetais, para a Bracell Celulose e Turvinho Participações, ambas (ambas  com sede em Lençóis Paulista), Botucatu não sai do negócio de celulose e painéis de madeira.
A Eucatex continua instalada e investindo na região conhecida como “Paula Souza” e está produzindo em 100% na sua unidade, como nas 3 linhas de produção que comprou da Duratex, negócio concluído no inicio do ano.
A unidade da Duratex de Botucatu tinha cerca de 50 anos e foi uma das primeiras do grupo Itausa a ser inaugurada no Brasil, em meados da década de 1970. A empresa estava sem produzir desde o final do ano passado (2018), quando parte dos empregados foram demitidos e mais de 150 incorporados na Eucatex, que comprou as linhas de produção.
No início do ano a direção da empresa tranquilizou a Administração Municipal, informando ao prefeito Mário Pardini, que até o final deste ano retornaria a produzir, utilizando equipamentos mais modernos, para ampliar fabricação de painéis com custo menor e menos recursos hídricos e energia elétrica.
Do ponto de vista de desempregos não haverá impacto negativo com o fechamento da fábrica da Duratex. Segundo apurou a reportagem com fontes na Eucatex, a empresa está operando com 90% da capacidade nas linhas da antiga concorrente local.
A Duratex vendeu suas florestas para a Bracell Celulose, multinacional que está fazendo o maior investimento financeiro e empresarial no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, conforme frisou o Governador João Dória Junior recentemente.
Além da Bracell Celulose, a  Turvinho Participações também de Lençóis Paulista-SP, comprou as florestas da Duratex localizada em Botucatu e região. A Turvinho é dos acionistas da Lwart, antiga proprietária da fábrica de celulose comprada pela Bracell Celulose.

LUCRO SEM PRODUZIR

Segundo a companhia, as decisões devem gerar lucro líquido extraordinário de cerca de 230 milhões de reais, com impacto no caixa de aproximadamente 450 milhões.
“A Duratex reforça sua estratégia de foco nas operações com maior produtividade e eficiência, melhor uso do capital, bem como seu compromisso com seus acionistas de priorizar sua rentabilidade e de preparar a companhia para desafios futuros”, afirmou a companhia em comunicado ao mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.