Foto Agencia Camara
O professor Stélio Pacca Loureiro Luna, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, ministrou uma palestra no Pain in Animal Workhop (PAW 2019), evento internacional realizado nos dias 02 e 03 de outubro no National Institutes of Health, em Maryland, nos Estados Unidos.
O docente foi convidado pela comissão organizadora do evento para falar sobre avaliação da dor aguda em bovinos.
O grupo de pesquisa coordenado pelo professor Stélio desenvolveu uma escala  para avaliar a dor pós-operatória  em bovinos que é veiculada internacionalmente e é recomendada pelo Agencia Americana de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos como a escala padrão para os testes de aprovação dos fármacos analgésicos no país. O nome da escala é Unesp-Botucatu bovine pain scale.
“A escala desenvolvida por nós foi citada várias vezes em outros trabalhos apresentados durante o evento já que é o único instrumento do mundo disponível e validado para avaliar a dor nessa espécie”, comentou o professor Stélio.
A pedido dos organizadores, o professor abordou a importância de estabelecer ferramentas confiáveis e válidas para medir a dor, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de terapias eficazes para a dor em animais de produção.
Segundo o professor vários palestrantes também citaram a escala Unesp Botucatu para avaliar a dor em gatos, também considerada uma referência mundial na área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.